fonte: site engenharia e computação

Com o objetivo de apresentar ao aluno os principais conceitos da área de eletrônica, a Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) oferece, anualmente, um curso de extensão básico em Eletrônica. Conduzido pela professora Sabrina Martinez e coordenado pelo professor Luís Fernando Pompeo Ferrara, também responsável pelos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Computação da Unisanta, o curso é voltado para alunos matriculados nas graduações de Engenharia da Unisanta que não possuem disciplinas ligadas à área de eletrônica (Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química). Trata-se de uma oportunidade para que os estudantes da Universidade possam agregar, gratuitamente.  conhecimento aos seus currículos e levá-lo para as suas áreas de atuação.

Ex-aluno da terceira turma do curso, Rubens Hideki elogia a iniciativa da Universidade: “O curso apresenta ótima abordagem, ideal para o primeiro contato com a eletrônica.  Auxiliou-me a compreender melhor a estruturação de programação e aplicar o aprendizado em outros projetos do curso, tanto que penso em utilizar a plataforma estudada [Arduino] no meu TCC”, explica o estudante, que agradece, além da professora Sabrina, o suporte da também professora Raquel Galhardo e dos auxiliares Heverton Lira e Fabiane Higa.

Andressa Mattos, também ex-aluna do curso, destaca a importância do conteúdo estudado para a sua formação: “aprendi coisas que nem fazia ideia que existiam. Além de ser de curta duração, o curso é bastante prático, porque tudo o que é ensinado ali pode ser utilizado em nosso estágio ou trabalho e pode fazer a diferença quando se está concorrendo a uma vaga no mercado de trabalho”, destaca.

 Projetos –  Como parte da terceira turma do curso básico de Eletrônica  foram produzidos e apresentados diversos projetos de conclusão (abaixo; clique para ampliar as fotos), adaptados à área de atuação ou estudos de cada estudante. “A intenção do curso não é habilitar o aluno para trabalhar na área de eletrônica, mas sim contribuir com a sua formação, agregando conhecimento para que a visão dele sobre um determinado problema não fique limitada somente à sua área de formação”, explica a professora Sabrina Martinez, responsável pelas aulas.

Grupo I

Sistema de monitoramento de vazão

Alunas responsáveis

Aline Aparecida de Jesus

Millyam Cristye Vargas de Barros

 

Grupo II

Automação para abertura e fechamento da janela utilizando sensor de chuva

Aluno responsável:

Matheus Pilon de Moraes

 

Grupo III

Automação de sistema para controle de nível

Alunos responsáveis:

Gabriel Fernandes Rocha de Oliveira

Bruno de Menezes Moncayo

Vitor Dias de Paula

Grupo IV

Controle de freio utilizando sensor de ultrassom

Aluno responsável:

Rubens Hideki Shibukawa

 

Grupo V

Automação do sistema de controle de uma câmera úmida

Alunas responsáveis:

Camila da Silva Ferreira

Maiara Alves Santos

Moara Mattos da Silva

 

Grupo VI

Sistema de monitoramento meteorológico

Alunas responsáveis:

Andressa Cristina de Mattos Bezerra

Danieli de Oliveira Silva

 

Grupo VII

Sistema de monitoramento da temperatura do trocador de calor

Aluno responsável:

André do Carmo Pereira

Camerino Borgonovi de Oliveira Santos

Henrique Miralha Santos Guimarães

Thalles Rodrigues Tavares

Thiago Henrique de Jesus Gonçalves

Grupo VIII

Controle de nível utilizando sensor de ultrassom

Aluno responsável:

Carlos Kiichi Tanikawa da Silva

Guilherme Alonso Solano

Gustavo Dos Santos Magio

Lucas Baccarat Carneiro da Cunha Bernardino da Silva

Serviço – Com sua quarta turma em andamento, o curso básico de Eletrônica da Unisanta, oferecido gratuitamente para estudantes matriculados em qualquer curso de engenharia da Universidade), possui vagas limitadas. Informações e inscrições podem ser efetuadas presencialmente na diretoria dos cursos de Engenharia da Unisanta, localizada na sala M-117.