Neste sábado (10), no Ginásio Poliesportivo, o Projeto Capoeira para Todos, realizado na Universidade Santa Cecília, fará a entrega dos cordões para crianças de diversas escolas da Baixada Santista e  de  ONG’s e entidades, como a Grupo Amigo do Lar Pobre e a Escola de Educação Especial Seara de Jesus (Meimei).

A solenidade começará às 9 horas para as pessoas a partir dos seis anos de idade e,  a partir das 10h30, para crianças de 2 a 5 anos. Os aprovados passaram por exames de avaliação sobre a parte teórica e prática da capoeira durante o mês de outubro.

É prevista a participação de 200 crianças, que estarão acompanhadas de seus familiares. Todos serão recebidos em mesas de recepção postas ao lado do Ginásio Poliesportivo. Após a entrega dos kits,  as crianças farão uma dinâmica com a prática da capoeira e sua musicalidade, sua contextualização histórica e seus movimentos corporais.

Nessa roda de capoeira estarão presentes alguns mestres da Baixada Santista e do estado de São Paulo. Entre eles o Mestre Parada, que iniciou sua carreira na capoeira em 1984 e que formou Márcio Rodrigues, responsável pelo Capoeira para Todos.

As graduações seguem as normas da Federação Internacional de Capoeira. As crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental recebem graduação cinza, além das cores da bandeira para diferenciar dos jovens e adultos. As pessoas com deficiência recebem uma graduação adaptada, de cor prata, juntamente com as cores do Brasil.

Projeto Capoeira para Todos

O Projeto Capoeira para Todos é desenvolvido na Universidade Santa Cecília onde é realizado um atendimento para crianças e pessoas com deficiência como uma extensão comunitária da FEFESP, supervisionada pelo professor do Curso, Nicolau Teixeira, com a coordenação do professor e mestre Márcio Rodrigues. A iniciativa possui 23 anos de história.

São capacitados novos educadores, que são formados em Educação Física com o intuito de desenvolver essa mesma proposta em outras ONG’s, entidades carentes e escolas da região da Baixada Santista.