A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), por intermédio de sua Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, foi convidada pela Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Santos (Seplan) para participar da elaboração do projeto Santos Digital, que consiste na captação, tratamento e desenvolvimento de informações gerais, além de imagens, sobre a cidade de Santos para a criação de um único banco de dados com utilidade funcional.
A proposta é que o sistema sirva de apoio para o planejamento e gerenciamento municipal, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social da região.
A coordenação do trabalho de campo é do arquiteto Edison Fernandes, coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura da UNISANTA. Integram a equipe mais quatro arquitetos da Universidade: Andréa Mendes, Pierre Corrêa, José Luiz Moreira e Manoel dos Santos Neto. Alunos de Arquitetura da UNISANTA foram contratados como estagiários para fazer a coleta dos dados.
Segundo Fernandes, o know-how adquirido pelos alunos de Arquitetura da UNISANTA por conta do levantamento cadastral imobiliário realizado em São Vicente, em 2001, contribuiu para a escolha de arquitetos e universitários da Instituição.
Atuação dos alunos – Trata-se de um levantamento dos logradouros (ruas, praças e demais equipamentos públicos) e dos imóveis cadastrados pela Prefeitura, quanto às áreas e características da construção (residencial, comercial) entre outras informações. Para tanto, os alunos foram equipados com Palm Tops; trenas e máquinas fotográficas digitais, para agilizar os trabalhos. Os dados coletados irão compor um Sistema de Informações Geográficas – SIG, que estará interligado a plantas da Cidade.
Benefícios – Em mapas digitalizados será possível identificar o crescimento da Cidade em volume de construções (verticalização), obter informações da situação da construção (completa, parada, em andamento) e da categoria de uso do imóvel (residencial, comercial).
Com o SIG será possível constatar uma tendência e verificar na região onde há necessidade de implantação de um determinado serviço público como escola, creche, posto de saúde e outros. Permitirá o gerenciamento nas áreas de tributação, educação, saúde, infra-estrutura urbana, transportes, segurança pública, turismo, cultura e meio ambiente, sempre em conjunto com as Secretarias responsáveis pelos assuntos.
Ineditismo – Para o arquiteto Edison Fernades, essa é a melhor ferramenta que Santos já teve para planejar. Ele destaca que “não há trabalho com essa profundidade no país”. Os próprios munícipes serão beneficiados com o Santos Digital, pois as informações estarão disponíveis a qualquer pessoa, acrescenta. A população poderá ter acesso via Internet a uma certidão de uso e ocupação do solo, por exemplo, sem precisar ir à Prefeitura.
Parcerias – A equipe técnica do projeto é composta pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), responsável pela coordenação geral, com a colaboração das Secretarias de Finanças e de Obras, além da Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE), associada ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e da UNISANTA.
Exposição – Desde a segunda quinzena de janeiro, os freqüentadores do Shopping Parque Balneário podem conferir uma mostra interativa do Santos Digital, montada na praça de alimentação. No local, foi instalado um mosaico de 13×8 metros, que traz uma foto aérea digital de Santos em escala 1:1000. Os visitantes podem caminhar sobre o mosaico e localizar qualquer ponto da Cidade.
A mostra interativa será mantida durante dois meses. Tem promoção da Seplan e pode ser vista diariamente, no horário de funcionamento do Shopping, das 10 às 22 horas.