Professora da Unisanta realizou lançamento de livro sobre refugiados no dia 16/10 em Roma, na Itália

126

A professora da Universidade Santa Cecília, Dra. Patrícia Gorisch, realizou o lançamento do livro “Democrazia, Constituzionalismo, Diritii Umani: dialogo sulle prospettive contemporanee” no dia 16 de outubro, na Embaixada do Brasil em Roma, na Itália. Um dos capítulos do livro foi escrito por ela e pela professora Paula Carpes Victório, as duas fazem parte do Observatório dos Direitos do Migrante da Unisanta.

O livro é uma obra coletiva com professores pesquisadores do Brasil, Argentina, Paraguai e Itália, o capítulo das professoras Patrícia e Paula fala sobre os refugiados afegãos na Praia Grande neste ano de 2023. A obra foi lançada também na Università degli Studi di Roma La Sapienza em Roma, e será lançada na próxima sexta-feira (20/10), na Università degli Studi di Perugia, em Perúgia.

Além do lançamento do livro, a Profª. Dra. Patrícia Gorisch, também realizou palestra na Embaixada do Brasil em Roma, onde falou sobre o capítulo que escreveu, apresentando os principais problemas enfrentados pelos refugiados afegãos na cidade de Praia Grande. Ocorreu um debate sobre o tema, sob á ótica do mestre Eligio Resta.

“Quando a prefeita da cidade proibiu a entrada deles sob a alegação de problemas sanitários, o governo federal, através do Ministro da Justiça, fez uma intervenção federal e obrigou a cidade a receber os refugiados, eis que o pagamento de toda a estadia e procedimentos foi realizado pelo governo federal”, completa a profissional sobre o tema comentado na palestra.