Professor de Engenharia Mecânica da Unisanta lança livro baseado em suas aulas ministradas durante o curso

850

Este é o primeiro livro de uma coletânea contendo sete volumes, que abordam os principais temas da Engenharia de Conformação, que é o estudo da alteração do material, feita de forma controlada por meio de ferramentas e etapas, até atingir a geometria desejada.

Com o objetivo de analisar e estudar os processos da Engenharia de Conformação, ou seja, a modificação da forma, superfície e propriedades do material escolhido, mantendo sua massa e composição química, o Professor – Mestre Willy Ank de Morais lançou um livro a respeito do tema.

Com sólidas bases de matemática utilizadas na Engenharia Mecânica, o autor esclarece, da melhor forma possível, dúvidas para que profissionais da Engenharia fiquem cada vez mais eficientes e possam propor conscientemente modificações, ajustes e melhorias em seus projetos, que o Prof.Me. Willy Ank de Morais escreveu uma série de livros intitulados “Análise dos Processos de Conformação”.

Haverá mais seis volumes que abordam os principais e mais relevantes temas estudados durante as aulas da disciplina “Processos de Conformação” do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Os livros têm os títulos: Vol. 1 – Fundamentos matemáticos-mecânicos; Vol. 2 – Variáveis metalúrgicas; Vol. 3 – Métodos analíticos; Vol. 4 – Processo de dobramento;  Vol. 5 – Processo de trefilação; Vol. 6 – Processo de laminação; e Vol. 7 – Outros processos.

Em seu prefácio, o autor explica que mesmo já tendo outros livros sobre o assunto, a maioria não aborda os processos de conformação plástica de forma analisadas e sim em um aspecto descritivo ou oferecendo soluções que resultaram de experiências, o que difere da coletânea do professor. “A série que se inicia por este volume objetiva justamente preencher este vazio, oferecendo aos seus leitores e usuários o ferramental necessário para compreender as operações de conformação no seu contexto mecânico e as relações destas com as propriedades dos materiais envolvidos”.

Os alunos da disciplina participaram de forma direta e indireta do processo do livro, apresentando dúvidas, questionamentos e curiosidades, o que impulsionou o desenvolvimento de notas de aula que foram empregadas na publicação.

O primeiro livro estará disponível para consulta na Biblioteca da Universidade, localizada no 1º andar do Bloco M.

O autor

Professor Willy Ank de Morais, possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1995) e mestrado em Engenharia Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999).

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Santa Cecília; Professor mestre 1 da Universidade de Ribeirão Preto; instrutor de treinamentos do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (INDA); coordenador geral do ENEMET, de cursos e de tema no Congresso na Associação Brasileira de Metalurgia,Materiais e Mineração além de vice-diretor de Ensino na ABM; Diretor Executivo e Consultor Técnico Sênior da WILLY ANK – Soluções para o Setor Metal-Mecânico.

Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades mecânicas, fadiga, fratura, soldagem e aço.

Leciona a disciplina “Processos de Conformação dos Metais” para o curso de graduação em Engenharia Mecânica na Universidade Santa Cecília- UNISANTA desde março de 2003.

A apresentação do livro aos alunos ocorrerá na Biblioteca Central da Unisanta, dia 28/3 às 20h. Cinco exemplares serão doados para o local.