No dia 24/02, o professor e pesquisador do Herbário da Universidade Santa Cecília, Paulo de Salles Penteado Sampaio, foi nomeado coordenador da Câmara Técnica de Pesquisa Científica. A Câmara integra o Conselho Consultivo do Parque Estadual Restinga de Bertioga e do núcleo de Bertioga do parque estadual da Serra do Mar.

A função é de auxiliar o gestor do Parque Estadual, emitindo pareceres sobre questões relacionadas ao tema.

Desde agosto de 2011 a Unisanta possui uma cadeira no conselho consultivo.

Pesquisa: O professor fez um levantamento completo da área de Bertioga em especial de Itaguaré, de 1998 a 2006. Seus estudos e das pesquisadoras Suzana Martins e Lucia Rossi, do Instituto de Botânica de São Paulo, constataram que na região há 611 espécies pertencentes a 351 gêneros e 106 famílias da fauna.

Paulo Sampaio ressalta a importância da conservação dos ecossistemas. “As grandes áreas de restinga ainda intactas em Bertioga encontram-se fora de Unidades de Conservação e, em sua maioria, estão ameaçadas pelo avanço de áreas urbanas e empreendimentos imobiliários. A conservação destes ecossistemas e dos gradientes ecológicos entre as praias e a Serra do Mar é necessária para garantir a conservação dos recursos genéticos da flora local.”