O Coordenador do Plano de Carreira e Coordenador Institucional do Projeto Rondon da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Celso Volpe, foi homenageado na cerimônia de abertura do Projeto Rondon 2015, Operação Jenipapo, em São Luís, no Maranhão, no último domingo, dia 18/01.

O professor foi chamado ao palco para se reunir com autoridades como o governador do estado do Maranhão, Flavio Dino e o vice-governador, Carlos Brandão. Participando do Rondon desde 1971, Volpe recebeu a homenagem para representar cerca de 400 rondonistas presentes na operação.

Volpe também subiu ao palco, no dia 19,  com o  coordenador do Projeto Daniel Siqueiroli,  na abertura oficial do Projeto Rondon na cidade de São Mateus do Maranhão, local em que os alunos da Unisanta estão operando suas oficinas. Na abertura, estava presente também o prefeito da cidade,  Miltinho Aragão,  vereadores e secretários.

Alunos e dois professores da Unisanta participam do Projeto Rondon – Operação Jenipapo/2015 desde 16 de janeiro, no município de Anapurus / MA, onde permanecerão até 3 de fevereiro. .

Desde o início do primeiro semestre de 2014 os estudantes realizaram reuniões para identificar as carências dos moradores e planejar atividades que colaborem com o desenvolvimento da comunidade local.

Atividades

Entre as atividades programadas estão: rádio comunitária, mídias digitais e internet, dança de salão, teatro infantil, manejo do resíduo sólido, esgotamento sanitário e o saneamento básico, formação de novos hábitos para o uso racional da água, oficinas de reciclagem, reutilizando o óleo. Além de estratégias de preservação do meio ambiente, capacitação de produtores agrícolas e pecuaristas, criação e gerenciamento de cooperativas e associações, informática e oficinas de artesanato de cunho econômico.

Coordenados pelos professores Celso Volpe e Daniel Siquieroli, participam os alunos Aline Tavares (Jornalismo), Isadora Vidal (Odontologia), Juliana de Campos (Engenharia de Petróleo), Leandro Bezerra (Ciências Biológicas), Lucas Rosolini (Engenharia Civil), Marcelo Rodrigues (Direito), Regina Coeli (Ciências Biológicas) e Rodrigo Fascini (Engenheira Elétrica). Também estarão nesta expedição em Anapurus alunos de uma instituição de ensino do Paraná.

Rondon – O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é uma proposta de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.