O professor Arthur Chioro, professor do Curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff para ser o ministro da Saúde em substituição a Alexandre Padilha, que se afastará do cargo em fevereiro para se dedicar à pré-campanha para o governo de São Paulo.

Chioro se encontrou com Dilma no Palácio da Alvorada na última terça-feira (21/1), quando ficou acertado que ele integrará a comitiva da presidente que embarca para a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac) em Cuba, no fim do mês.

Em Cuba, conforme agências de notícias, Dilma, Chioro e o atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vão se reunir com o presidente Raúl Castro, para comemorar o programa Mais Médicos, considerado um sucesso pelo governo, e planejar a segunda etapa.

Ainda de acordo com as notícias, o governo quer importar mais médicos cubanos para trabalhar nas periferias do Brasil, o que será um dos desafios de Chioro, para se atingir a meta de 13 mil médicos em atuação no programa até abril.

Professor da Unisanta — Desde 2000, Arthur Chioro leciona a disciplina Saúde Pública no curso de Fisioterapia da Unisanta. Com 50 anos, natural de Santos e morador no bairro do Embaré, Chioro tem orientado pesquisas científicas na Unisanta e Trabalhos de Conclusão de Curso. Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da UNIFESP (2011), foi diretor da Consaúde – Consultoria, Auditoria e Planejamento desde 1997, prestando consultoria na área de planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde.

Dirigiu o Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003-2005) e foi responsável pela implementação do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Também foi consultor da Organização Panamericana de Saúde. Desde janeiro de 2009,Arthur Chioro exerce o cargo de secretário municipal de saúde de São Bernardo do Campo-SP e, em 2011, tornou-se presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – Cosems-SP.

Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva pela UNIFESP (2011), Chioro é mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp (2001). Graduou-se em em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1986) É pesquisador da Linha de Política, Planejamento e Gestão.

Assumiu a secretaria de Saúde em São Bernardo do Campo em 2009, cargo que exerceu em São Vicente de 93 a 96, e integrou a equipe do secretário de Saúde David Capistrano durante a gestão da ex-prefeita Telma de Souza, de 89 a 92.

Confira a reportagem do Jornal A Tribuna, desta quarta-feira, 22/01, sobre o convite de Chioro para assumir a pasta do Ministério da Saúde: