Ele iniciou o curso de Engenharia de Computação na Unisanta em 2005, quando tinha apenas 16 anos e recebeu homenagens na empresa em que trabalha.

Morando atualmente em Portugal, Gabriel José de Araújo Nóvoa, formado em Engenharia de Computação pela Unisanta, foi homenageado por seus cinco anos de atuação na Microsoft, uma das líderes globais em soluções do setor de tecnologia. Criada em 1975, a companhia é responsável por dezenas de serviços e produtos, como o mundialmente conhecido sistema operacional Windows e o pacote de soluções de escritório Office, passando ainda por linguagens de programação, sistemas de bancos de dados e até videogames.

Trabalhando na área de CSS (Customer Service and Support) para a região de EMEA (Europe, Middle East and Africa), Gabriel atua hoje como referência técnica para clientes Premier da Microsoft, ajudando na escalação e solução de problemas complexos relacionados à plataforma SharePoint Online, pertencente ao pacote de serviços Office 365.

O engenheiro l revela que, aos 16 anos, já sabia que a carreira de tecnologia seria justamente a que lhe daria satisfação: “Durante o período do curso, tive a oportunidade de aprender muito com excelentes professores, participar de projetos que me ensinaram a trabalhar em equipe e a desafiarem meus conhecimentos, bem como participar de um intercâmbio, algo que me trouxe uma experiência internacional única”, finaliza.

Prêmios

Além da nova homenagem, Gabriel já recebeu outros dois prêmios da empresa. O primeiro deles foi concedido aos funcionários da subsidiária brasileira, que alcançaram o melhor resultado global da corporação entre os mercados emergentes. O outro (TechReady24 – “Most Innovative Solution”), recebeu como integrante da equipe que criou uma solução para auxiliar na adoção de crianças carentes usando os algoritmos de Machine Learning no Microsoft Azure. O objetivo do projeto, explica, era colaborar na busca dos perfis que melhor se encaixariam entre os interessados em adotar as crianças disponíveis para adoção. “Esse prêmio teve visibilidade do próprio CEO da companhia, Satya Nadella”, destaca Gabriel.

O ex-acadêmico  de Engenharia de Computação sugere que os alunos aproveitem o período de estudos na Universidade não apenas para melhorarem seus conhecimentos técnicos, mas também para desenvolverem outras habilidades, como comunicação, trabalho em equipe e  capacidade de inovar. “Na área de tecnologia, essas habilidades são muito valorizadas, pois o conhecimento técnico adquirido vai sempre ser atualizado”, conta ele.

Outra dica que Gabriel considera importante é aperfeiçoar a comunicação em inglês, pois cada vez mais multinacionais no Brasil buscam candidatos que terão que se comunicar e se relacionar com colegas de trabalho em outros países. “Quem estiver melhor preparado, terá vantagem em um mercado bem competitivo”, aconselha. O ex-aluno da Unisanta também enfatiza que existem áreas adequadas a todo tipo de perfil profissional: “O período da universidade também deve ser aproveitado para descobrir suas afinidades e assim direcionar sua carreira para uma área que te dê motivação e satisfação em trabalhar”.

Fonte: Site de Engenharia – Unisanta