O prof. Dr. Eng. Nemésio Neves Salvador fará palestra sobre a importância dos cursos de Pós-Graduação na área ambiental.

O Prof. Dr. Eng. Nemésio Neves Salvador, pós-doutor em Avaliação de Impactos Ambientais pela Oxford Brookes University (1998), estará presente à entrega de diplomas de mestrados em Ecologia e Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), no próximo dia 22/08, às 19 horas, no Anfiteatro do Bloco E.

Na oportunidade, o dr. Neves Salvador fará palestra sobre o tema: A interdisciplinaridade – Significado e Importância na Área Ambiental dos Cursos de Pós-Graduação.
O palestrante fez doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (1990), onde também concluiu o mestrado na mesma área. É professor titular na Universidade Federal de São Carlos e atua principalmente nos temas: meio ambiente, gestão ambiental, avaliação de impactos ambientais, controle de poluição, resíduos líquidos, tratamento de esgotos e recursos hídricos.

Mestres em Engenharia Mecânica
Segue a relação dos mestres em Engenharia Mecânica pela Unisanta e seus respectivos temas de dissertação: Jaime Barbosa Milheiro: “Análise da atuação de Engenharia de Manutenção durante as Atividades de Comissionamento: Estudo de Caso”; Cláudio Luís Magalhães Fernandes: “Lógica Paraconsistente Aplicada em Sistemas de Automação e Controle”; Carlos Antonio Cardoso Gomes: “Otimização para Implementação de Um Sistema de Retirada de Miolos de Bombas de Aço Laminado a Frio”; Luís Roberto Santini Mello: “Desenvolvimento de uma Unidade Experimental para Estudo do Transporte por Bombeamento da Mistura Bifásica Água-Óleo”.

Mestres em Ecologia
Os mestres em Ecologia e seus respectivos temas são: Antonio Iris Mazza: “Absorção de Corantes Catiônicos em Solução Utilizando Resíduo de Bagaço de Cana – RBC; Erika Viveiros Beltran: “Avaliação da Regeneração de Um Manguezal Alterado do Rio Boturoca como Medica Compensatória para o Licenciamento Ambiental – São Vicente/SP”; Thaís da Ressurreição: “Agenda 21: Sustentabilidade e Educação Ambiental. Um Estudo de Caso sobre o Rio Lenheiros, Santos – SP”.

A mestre Marina Cunha Passarelli apresentou o tema “Avaliação e Validação de Anfípodes Epibentônicos para Aplicação em Ensaios de Toxicidade”; Mariana Aliceda Ferraz dissertou sobre “Desenvolvimento e Aplicação de um Método para a Avaliação e Identificação da Toxicidade Usando O Organismo Bentônico Nitokra sp (Crustacea: Copepoda: Harpacticoida”).

Hélio Fernando Hallite da Rocha Santos escreveu sobre “Impactos ao Meio Aquático do Sistema de Travessia de Balsas entre Santos e Guarujá”; Maira Begalli, sobre Apropriação Crítica de Tecnologias, Percepção Socioambiental e Petróleo em Santos, São Paulo”.

A bióloga e coordenadora do Herbário Científico da Unisanta, Zélia Rodrigues de Mello, ampliou um tema que estuda há décadas, sobre os musgos: Avaliação Taxonômica e Ecológica das Briófitas Urbanas na Cidade de Santos”. Elias Lourenço Gonçalves analisou a Ecologia Reprodutiva do Siri Callinectes Danae, 1869 (Crustáceo, Decapoda, Portunidae) no Complexo da Baia-estuário de São Vicente, SP. Brasil”.

Elias Lourenço Gonçalves analisou a “Ecologia Reprodutiva do Siri Callinectes Danae, 1869”, enquanto Melissa Mourão Alleman pesquisou o tema “Estrutura populacional do coió, Dactylopterus volitans (Linnaeus, 1758) (Scorpaeniformes: Dactylopteridae) no Atlântico Sudoeste, Brasil”.