Primeiro lugar no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric 2021), Victória Walczak Neves, aluna de Ciências Biológicas da Unisanta, foi recebida nesta terça-feira (14) pela Alta Direção da Unisanta. A estudante apresentou o trabalho “Análise comparativa da concentração dos poluentes atmosféricos durante período de isolamento social da COVID-19, na cidade de Santos, através da utilização de sensoriamento remoto”. A coordenação ficou a cargo do Prof. Renan Braga Ribeiro.

Em seu trabalho, Victória detectou a redução de 30,3% na média trimestral de concentração do poluente NO₂ (dióxido de nitrogênio) no ano de 2020 em comparação a 2019. O trimestre analisado foi de abril a junho (ápice do isolamento).

“Eu comecei a observar que vários países estavam divulgando estudos que evidenciavam essa diminuição na concentração de poluentes. Teve alguns países da Europa que divulgaram, a China divulgou a diminuição de poluentes. E aí surgiu a curiosidade de saber se na cidade de Santos também estava ocorrendo. A gente começou, através do sensoriamento remoto e dos dados da Estação de Monitoramento, a analisar essas concentrações que eles forneciam diariamente de cada poluente para ver se tinha essa redução”, disse a aluna.

Inicialmente, a ideia era realizar o projeto presencialmente, mas com a pandemia, Victória teve que adaptar alguns pontos para conseguir realizar o estudo de casa. Segundo seu orientador, Renan, a aluna se esforçou para conseguir os dados e conseguiu acessar a base de dados dos satélites da NASA para produzir o trabalho.

“Esse trabalho foi importante para a gente poder quantificar o quanto foi essa redução da poluição e mostrar que é possível, com base em mudança de hábitos das pessoas, reduzir as emissões desses gases de efeito estufa. Então, isso mostra que, se a gente, de repente, diminuir o uso do carro, a gente consegue ter uma redução desses gases de efeito estufa e, aí sim, combater os efeitos das mudanças climáticas”, disse ele.

A organizadora geral do evento, Profa. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, ressaltou a importância de participar de um evento como o Cobric. “A Victória já teve uma complementação na formação profissional, então ela termina o curso de graduação agora com um diferencial, porque aprendeu a fazer todo o trabalho, o raciocínio, o desenvolvimento na área de pesquisa e isso vai contribuir com a formação dela. Ela pretende seguir carreira na área de educação, então ela vai passar essa experiência, esse conhecimento para os seus futuros alunos. Então, para gente, não tem coisa mais gratificante do que ver esse resultado”.

Os dez melhores trabalhos do 13º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica se apresentaram para uma Comissão Científica no dia 4/12 com o intuito de definir o ganhador do Prêmio Dr. Milton Teixeira. Todos os projetos foram transmitidos através do canal do Youtube da Unisanta.

Os cinco melhores foram:

– “Análise comparativa da concentração dos poluentes atmosféricos durante período de isolamento social da COVID-19, na cidade de Santos, SP, através da utilização de sensoriamento remoto”, de Victória Walczak Neves, orientado por Renan Braga Ribeiro.

– “Prevalência de cervicalgia em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica”, de Victória Walz Chaves, Daniel Sousa Barros e Tiago dos Santos Passos, orientado por Vinicius de Moura Pellatiero e Ivan dos Santos Vivas.

– “Memorial e centro de reabilitação para vítimas da doença de COVID-19”, de Samara Monique Gonçalez Abonanti, orientado por Maria Valquiria de Souza Barbosa.

– “Reflexo da pandemia: desigualdades de acesso e evasão”, de Joyce Ferreira Franco e Renata Machado Paes da Mota, orientado por Luci Mara Lundin.

– “Motivação acadêmica: estudo comparativo entre os períodos antes e durante a pandemia do SARS-CoV-2 em alunos do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas”, de Ynara Vitoria de Lima Silva, Cauany Vazão dos Santos e Rebeca Lisboa Pereira, orientado por Marcos Antonio Santos de Jesus.