Cotidiano Escolar: Conhecimentos e Práticas Pedagógicas é o tema central do evento, que contará com palestras para os alunos de Pedagogia da Unisanta.

Justiça Restaurativa, Educação Inclusiva e a Formação de Leitores estão entre os temas a serem abordados na XV Jornada de Educação da Faculdade de Pedagogia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a ser realizada de 19 a 21/10. O evento terá como tema principal Cotidiano Escolar: Conhecimentos e Práticas Pedagógicas. As palestras serão ministradas por defensores públicos, pedagogos, psicopedagogos, coordenadores e outros profissionais da área da Educação.

Programação – Destinada aos estudantes de Pedagogia da Unisanta, a jornada será realizada sempre a partir das 19h, no Auditório do Bloco D da instituição, Rua Oswaldo Cruz, 266. A programação terá início com a abertura solene, a cargo do diretor da Faculdade de Pedagogia, Profº Dr. Fábio Giordano. Às 19h15, o formado em Pedagogia na Unisanta e docente do SENAI, Prof. Antônio Eduardo Rosendo dos Santos fará um relato de experiência. O docente é mestrando do curso de Ecologia da Unisanta.

Na sequência, às 20h, a mestranda e professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II da Prefeitura Municipal de Santos, Profª Angélica Carreira, falará sobre Práticas de leitura no Ensino Fundamental. Angélica possui graduação em Letras e Pedagogia e pós-graduação em Educação Especial e Inclusão.

No dia 20/10, às 19h, a Educação Inclusiva: desafios e perspectivas estará em pauta. A mestranda e especialista em Educação Inclusiva e Libras, Profª. Maria Izabel Malheiro discorrerá sobre o assunto. A docente é pedagoga, psicopedagoga, docente da Pós-Graduação da Unisanta e professora de Libras.

O defensor público do Estado de São Paulo, Dr. Thiago Santos de Souza, ministrará a palestra Justiça Restaurativa: o caminho para a paz. O palestrante atua na Vara da Infância e Juventude de Santos e é autor de diversos artigos na área do Direito da Criança e do Adolescente. É graduado em Direito, mestre em Sistema Socioeducativo de Atenção ao Adolescente em Conflito com a Lei e um dos autores do livro Direito da Criança e do Adolescente – Proteção, punição e garantismo.

No último dia de jornada (21/10), às 19h, a diretora de Pós-Graduação e Extensão da Unisanta, Profª. Drª. Maria Cristina Pereira Matos abordará A importância da Pós-Graduação na vida profissional. Maria Cristina é pós-doutora em Administração, docente no mestrado em Ecologia e no curso de graduação em Administração da Unisanta.

Às 20h, a especialista em Educação Infantil e em Coordenação Pedagógica, Profª Cristina Torquato abordará o tema O coordenador pedagógico e a formação do leitor: a atuação na escola. Cristina é mestranda, coordenadora na UME Pedro II e atuou na equipe interdisciplinar da SEDUC.

O encerramento da jornada ficará a cargo da coordenadora da Pedagogia Unisanta, Profª. Ms. Maria Cristina Silva Pereira Alves.