Créditos (Logo 'Somos Parceiros' - Abril Verde): Arquivo Revista Proteção

O palestrante, Joaquim Carlos Ferreira, graduado em Engenharia e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Unisanta, tem experiência internacional e nacional na área. A palestra será dia 19/4.

Para comemorar o Abril Verde, mês voltado à Segurança do Trabalho, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) receberá Joaquim Carlos Ferreira, ex-diretor técnico para a América Latina da DuPont, que palestrará no dia 19/4, às 19 horas, no Consistório.  Ele é especialista no campo de Business de Consultoria em Segurança de Processo.

Estão convidados alunos do mestrado em Engenharia Mecânica,  da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e  da graduação das Engenharias. Ex- alunos e profissionais da área de produção industrial também poderão comparecer.

Experiência nacional e internacional

Formado em Engenharia Química e pós- graduado em Engenharia de Segurança pela Unisanta, Joaquim Carlos Ferreira tem experiências nacionais e internacionais no segmento de processos produtivos, voltados à Indústria Química, Petroquímica, Eletroquímica, Papel e Celulose e Metalúrgica.

Atuou como diretor técnico para a América Latina da DuPont, empresa global conhecida por sua variedade de produtos, pela sua liderança no campo da pesquisa em ciência e tecnologia. Sua linha de atuação abrange produtos químicos, fibras, polímeros e produtos agrícolas.

Essa empresa desenvolveu e patenteou diversos produtos importantes, como o nylon, o teflon e o kevlar. Ela é reconhecida como líder mundial em segurança industrial.

Prêmios e projetos

Há mais de 30 anos,  Ferreira dedicou-se à criação de um Sistema de Gestão, que cedeu à empresa. Essa tecnologia foi aplicada em 287 empresas, e foi considerada por três vezes como o melhor e mais simples Sistema de Gestão de Riscos e de Segurança de Processo, em competições mundiais.

Joaquim Carlos Ferreira produz cursos voltados para as diversas áreas da Engenharia, Mecânica, Química e Elétrica com enfoques e tratamentos específicos para Manutenção, Empreendimentos de Engenharia.

Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Iniciado na Unisanta em 1976, o tradicional curso de Engenharia de Segurança do Trabalho é voltado exclusivamente para graduados em Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O curso habilita ao exercício profissional da Engenharia de Segurança do Trabalho, de acordo com a Lei Federal nº 7410 de 24/11/85 Decreto Federal nº 92530 de 09/04/86 e Resolução nº 359/91 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA).