Excelente aula de história, de antropologia e de motivação, ministrada pelo antropólogo Luiz de Almeida Marins, marcou a recepção aos professores do Complexo Educacional Santa Cecília, pelo reinício do ano letivo. O tema foi “Os desafios de ser professor num mundo onde a única certeza estável é a certeza de que tudo vai mudar”. A palestra ocorreu no auditório do Bloco E, na última quarta-feira (31/7).
Marins fez um resumo da evolução do homem desde os tempos pré-históricos, enfatizando a evolução das habilidades humanas no decorrer dos séculos e as transformações comportamentais diante das conquistas tecnológicas. Referiu-se a conceitos científicos sobre a capacidade e as características do cérebro humano e suas implicações no processo de educação. O conceito científico que prevalece hoje, conforme explicou, é o da memória inteligente.
O palestrante referiu-se ao o tipo de aluno de hoje, multitarefa e ligado a diversas mídias, que exigem dos professores adaptação constante às novas tecnologias, sem esquecer qualidades como o entusiasmo para ensinar e os chamados “exemplos de história”, o imenso estoque de dados disponíveis com os conhecimentos adquiridos no passado, nas várias áreas do saber. Além de conteúdos, o professor precisa passar ao aluno valores como ética, responsabilidade social, sustentabilidade e cidadania, entre outros.
Marins é consultor empresarial formado em Contabilidade, História e Direito, além de ser pós-graduado em Antropologia pela Macquarie University, da Austrália e pela Universidade de São Paulo (USP). É autor de 27 livros e mais de quatro centenas de DVD, fitas de vídeo e áudio sobre Motivação, Planejamento, Marketing, Vendas e Gestão Empresarial.
Atualmente apresenta o programa “Motivação & Sucesso com Professor Marins” na Rede Vida de Televisão, e participa semanalmente como comentarista e consultor empresarial no programa “Show Business” com João Dória Jr. na Rede Bandeirantes de Televisão.
O palestrante foi saudado pela Alta Direção da Unisanta. O Pró-Reitor da Universidade, Marcelo Teixeira, deixou um vídeo gravado, pois está em viagem para adquirir equipamentos para a Instituição. A Reitora, Sílvia Teixeira Penteado, referiu-se aos direitos e deveres do Complexo Educacional de se manter entre os 9% de instituições consideradas entre as melhores do País, e de se vencer novos desafios.
A presidente, Lúcia Maria Teixeira Furlani, relatou uma das conquistas da Unisanta: frequentes manifestações de ex-alunos, muito satisfeitos com os ensinamentos adquiridos da Universidade, e que lhes têm garantido êxito na carreira profissional, inclusive no exterior. Um desses relatos é o de Edgard dos Santos Cláudio Junior, diplomado em Ciência da Computação (Sistemas de Informação) em 1998, aos 22 anos de idade, radicado nos Estados Unidos. Edgard elogiou a Unisanta. “Assim que meu primeiro visto foi aprovado, eu levantei as mãos pro céu e agradeci a Deus por ter trabalhado em minha vida desde bem cedo, e por ter me encaminhado à Unisanta. Naquela época eu não tinha o menor entendimento do que estava sendo planejado para a minha vida. Só tenho a certeza hoje de que Deus encaminha. Muito obrigado à Unisanta por ter feito um sonho tornar-se realidade”, escreveu o ex-aluno.