Excelente aula de história, de antropologia e de motivação, ministrada pelo antropólogo Luiz de Almeida Marins,  marcou a recepção aos professores do Complexo Educacional Santa Cecília, pelo reinício do ano letivo. O  tema foi “Os desafios de ser professor num mundo onde a única certeza estável é a certeza de que tudo vai mudar”.  A palestra ocorreu no auditório do Bloco E, na última quarta-feira  (31/7).

Marins fez um resumo da evolução do homem desde os tempos pré-históricos, enfatizando a evolução das habilidades humanas no decorrer dos séculos e as transformações comportamentais  diante das conquistas tecnológicas. Referiu-se a conceitos científicos sobre a capacidade e as características do cérebro humano e suas implicações no processo de educação. O conceito científico que prevalece hoje, conforme explicou, é o da memória inteligente.

O palestrante referiu-se ao o tipo de aluno de hoje, multitarefa e ligado a diversas mídias, que exigem dos professores adaptação constante às novas tecnologias, sem esquecer qualidades como o entusiasmo para  ensinar e os chamados “exemplos de história”,  o imenso estoque de dados disponíveis com os conhecimentos adquiridos no passado, nas várias áreas do saber.  Além de conteúdos, o professor precisa passar ao aluno valores como ética, responsabilidade social, sustentabilidade e cidadania, entre outros.

Marins é consultor empresarial formado em Contabilidade, História e Direito, além de ser pós-graduado em Antropologia pela Macquarie University, da  Austrália e pela Universidade de São Paulo (USP). É autor de 27 livros e mais de quatro centenas de DVD, fitas de vídeo e áudio sobre Motivação, Planejamento, Marketing, Vendas e Gestão Empresarial.

Atualmente apresenta o programa “Motivação & Sucesso com Professor Marins” na Rede Vida de Televisão, e participa semanalmente como comentarista e consultor empresarial no programa “Show Business” com João Dória Jr.   na Rede Bandeirantes de Televisão.

O palestrante foi saudado pela Alta Direção da Unisanta.  O Pró-Reitor da Universidade, Marcelo Teixeira, deixou um vídeo gravado, pois está em viagem para adquirir equipamentos para a Instituição.  A Reitora, Sílvia Teixeira Penteado, referiu-se aos direitos e deveres do Complexo Educacional de se manter entre os 9% de instituições consideradas  entre as melhores do País, e  de se vencer  novos desafios.

A presidente, Lúcia Maria Teixeira Furlani, relatou uma das conquistas da Unisanta: frequentes manifestações de ex-alunos, muito satisfeitos com os ensinamentos adquiridos da Universidade,  e que lhes têm garantido êxito na carreira profissional, inclusive no exterior. Um desses relatos é o de  Edgard dos Santos Cláudio Junior, diplomado em Ciência da Computação (Sistemas de Informação) em  1998, aos 22 anos de idade, radicado nos Estados Unidos. Edgard elogiou a Unisanta.  “Assim que meu primeiro visto foi aprovado, eu levantei as mãos pro céu e agradeci a Deus por ter trabalhado em minha vida desde bem cedo, e por ter me encaminhado à  Unisanta. Naquela época eu não tinha o menor entendimento do que estava sendo planejado para a minha vida. Só tenho a certeza hoje de que Deus encaminha.  Muito obrigado à Unisanta por ter feito um sonho tornar-se  realidade”, escreveu o ex-aluno.

IMG_7255  IMG_7250 IMG_7245 IMG_7239 IMG_7231 IMG_7225 IMG_7217 IMG_7211 IMG_7209 IMG_7207