É muito difícil curar o câncer, mas é possível evitá-lo, com amor ao próximo, pensamentos positivos e saúde mental, que preservam a harmonia celular. Esta foi uma das mensagens do médico e cirurgião Décio Iandoni Jr, um dos palestrantes da   X Jornada “Saúde e Espiritualidade 2014″, realizada neste sábado (30/8), na Universidade Santa Cecília (Unisanta), pela Associação Médico Espírita de Santos (AME).

Iandoli disse que o efeito placebo é a maior prova de que a mente manda no corpo, alterando nossas condições físicas. Citou uma experiência do tipo que é conhecida na área médica como cirurgia placebo. O teste, conduzido com a presença de um neurologista, consistiu em informar a pacientes com mal de Parkinson que fariam uma cirurgia para implantação de células tronco.
Foi feito um corte em grupo de pessoas, mas sem a intervenção cirúrgica. Os que foram induzidos a pensar que haviam feito a cirurgia para implantação de células tronco, pararam de tremer. Quando, mais tarde, foram avisados de que a intervenção não havia ocorrido, voltaram a apresentar os sintomas.
Estresses e todo tipo de reações negativas tendem a provocar males como o câncer, em que células desorientadas formam tumores, pois perdem a noção de suas funções. Algumas se deslocam e formam metásteses, espalhando a doença.

Autopreservação

Amar nosso inimigo é um processo de autopreservação, como ensinam os espíritas. No caso do câncer, Décio Iandoli explicou que há curas que parecem milagrosas, mas esses casos não são comuns. O que podemos fazer é prevenir doenças com a espiritualidade e caridade, reduzindo o estresse e mantendo um comportamento de harmonia . A meditação é uma ótima técnica, e ela pode ser feita inclusive durante uma atividade física como caminhadas, explicou o médico.

O cirurgião ressaltou que os medicamentos são importantes, pois, se adequados, produzem alterações bioquímicas. Mas a saúde mental exerce uma influência muito grande quando se quer evitar doenças físicas e/ou se curar certas doenças. Os remédios têm efeito de impulsão. “Os traumas causados pela violência da alma são nocivos, produzem a ruptura da harmonia celular. O que faço em prejuízo dos outros causa trauma em mim mesmo”.

Décio Iandoli Jr é autor de diversos livros, é presidente da Associação Médico Espírita de Mato Grosso do Sul (MS).
Imunidade e reações biooquímicas.

Harmonia mental

Segundo os médicos espíritas, um dos meios de se evitar doenças e células desorientadas é manter a harmonia espiritual e mental. A teoria fisicopsíquica somativa é conhecida nos meios médicos. Especialistas sabem que mudanças na área do cérebro que processa as emoções podem influenciar outros processos do corpo, como o nível dos hormônios, o sistema imunológico e o sistema nervoso periférico. A expectativa de melhora pode mudar a percepção de dor, aliviar uma inflamação de pele ou reduzir o tremor causado por mal de Parkinson.

Participaram ainda como palestrantes na X Jornada “Saúde e Espiritualidade” a dra. Luciana Galvão, imunologista e presidente da AME-ABC (SP); a dra. Elisa Pacheco, bioquímica e membro da AME-ABC (SP) e o dr. Ricardo Sallum, otorrinolaringologista e vice-presidente da AME-Santos (SP).

Os palestrantes enfatizaram a visão espiritual do câncer, aspectos imunológicos e oncologia, a importância do pensamento para a saúde integral, a terapia do perdão e aspectos da mediunidade na saúde.

Entre os que se inscreveram para o encontro havia pessoas de Sorocaba, Campinas, São Paulo e de cidades próximas.