Greice Hellen de Novaes Barbalho pesquisou a aplicação do bambu no lugar do aço como um viés de sustentabilidade

Com a ideia de substituir o aço pelo bambu em alguns campos e obras de pequeno porte, Greice Hellen de Novaes Barbalho desenvolveu sua pesquisa de dissertação de Engenharia Mecânica e a apresentou na manhã desta terça-feira (9/4).

Intitulado “Análise das características mecânicas do bambu como possível alternativa na construção civil: fonte limpa e renovável”, o trabalho sugere a substituição do aço pelo bambu  para contribuir com a diminuição do aquecimento global  como uma uma opção ecológica para as pequenas obras.

“O aquecimento global é causado pelos gases de efeito estufa, principalmente, nos processos produtivos do aço, que também exalam bastante CO² na atmosfera. O bambu, em contrapartida, é uma planta que possui resistência e pode atuar como o aço, só que com o viés ecológico, sem agredir o meio ambiente. Ele libera oxigênio no meio ambiente e assim contribui para essa pegada ecológica que é o que vemos no século XXI”, diz Greice.

A mestranda conta que a ideia surgiu de seu TCC em Engenharia Civil, quando pesquisou sobre madeira, que era sua primeira opção de tema, mas não conseguiu viabilizar a ideia. Então, teve uma nova oportunidade em sua dissertação. Durante suas pesquisas a respeito de madeira, Greice se deparou com uma casinha de cachorro feita de bambu. “Aí veio o estalo e pensei: se constrói uma casinha de cachorro porque não constrói uma residência? A partir daí fui pesquisando mais”.

Segundo a engenheira, a temática escolhida ainda está muito escassa no Brasil. Por  não haver muitos estudiosos na área, ela teve dificuldades de encontrar pesquisas nacionais. Mas encontrou muitos estudos realizados na Índia, China e Colômbia, onde há um maior número de obras que utilizam o bambu em sua produção.

Em suas conclusões, a mestranda avalia que consegue viabilizar a utilização do bambu no lugar do aço em alguns aspectos de obras pequenas. “O bambu tem resistência mecânica, física, suporta compressão e tração e também é muito flexível, o que colabora bastante para que atue junto com o concreto ou sozinho também, podendo ser usado parcial ou total na obra. Então com os resultados apresentados, eu posso dizer que o bambu é viável a sua aplicação no mercado construtivo, em residências”, finaliza.

A apresentação do Mestrado em Engenharia Mecânica, que foi no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), dia 9 de abril, às 10h30, contou com a banca avaliadora composta pelos professores doutores da instituição Emmanuelle Sá Freitas Feitosa; Aldo Ramos Santos (presidente da banca); Márcia Aps; Juarez Ramos da Silva; e Maria Adrina Paixão de Souza da Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que compareceu via Skype.