O Núcleo, iniciativa pioneira da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade, atenderá empresas e a comunidade, em uma segunda etapa.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) instala o Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras Profissionais (NDC), na próxima sexta-feira (18/5), no Consistório, para atender,  em uma primeira fase,  alunos e ex-alunos, com orientação gratuita sobre currículos, dinâmicas de grupo, além de posturas e outros conhecimentos necessários para ingressar ou se desenvolver no mercado de trabalho.

O atendimento presencial de alunos, que já é feito para os acadêmicos do curso de Administração, será estendido a todos alunos e ex-alunos dos 33 cursos de Graduação, além dos cursos de Pós-Graduação da Universidade, em horários a serem agendados previamente, na Rua Soares de Camargo, 31, no edifício onde funciona o Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese).

Os currículos, após análise, comporão um banco de dados que ficarão disponíveis inicialmente a cerca de duas mil  empresas conveniadas da Unisanta  e de outras que venham a necessitar de pessoas capacitadas.  Posteriormente,  a assessoria e a consultoria se ampliarão para a comunidade em geral.

“O NDC é mais link de apoio aos alunos e ex-alunos, oferecido gratuitamente ao corpo discente”, afirma a Reitora, Profª Dª Sílvia Teixeira Penteado. Já existe a Diretoria de Relações Institucionais Universidade-Empresa, onde funciona o Departamento de Estágios, procurado pelas empresas da Região e até de São Paulo e cidades vizinhas”.

“Diversas empresas recrutam estagiários e ex-alunos no Campus, e o NDC vai prepará-los com eficiência para os primeiros desafios profissionais”, acrescenta, ressaltando o interesse social da iniciativa.

Agendamento com especialistas

Os interessados devem enviar seus currículos para análise do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras pelo e-mail ndc@unisanta.br .   Devem aguardar o agendamento pessoal, que será marcado em um destes horários: às segundas e terças feiras, das 19 às 22 horas; às quartas-feiras, das 11 às 13 horas  e às quintas, das 17 às 19 horas.

Eles serão orientados por professores especializados em Gestão de Pessoas. A profª drª Maria Cristina Pereira Matos  é uma delas. É a idealizadora do Núcleo, com o diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Júlio Simões Jr.      Maria Cristina fez mestrado e doutorado na área de Recursos Humanos.

Participam da equipe o psicólogo Aurélio Moschin,  professor especialista da Pós-Graduação da Unisanta em Metodologia de Pesquisa e Trabalhos Científicos e Recursos Humanos  e a prof.ª Ms. Tânia Cristina dos Santos Guedes Pinto, professora da Graduação e de Pós em Gestão de Pessoas.

“Esse tipo de prestação de serviços é o primeiro do gênero a ser ofertado em âmbito acadêmico na Região Metropolitana da Baixada Santista e os profissionais que darão atendimento são docentes que acumulam experiência profissional de mais de vinte anos na área de Recursos Humanos, além da docência no ensino superior e Pós-Graduação”, ressalta o prof. Júlio Simões Jr.

Multidisciplinar

O Núcleo não se restringirá ao atendimento acadêmico, mas fará pesquisas sobre as carreiras mais solicitadas pelo mercado, dentro de uma proposta multidisciplinar e científica. O Regulamento do NDC deixa clara sua Missão, de prestar serviços de qualidade na área de Recursos Humanos que possam agregar os acadêmicos, egressos e a comunidade em geral, além de propiciar “melhor preparo para as oportunidades junto ao mercado de trabalho, conduzindo-os pelos caminhos da responsabilidade socioambiental, dentro dos princípios e valores éticos”.

Serão disponibilizados manuais de elaboração de currículos, explicando,  passo a passo,  as melhores maneiras de se apresentar em uma empresa, e a necessidade do candidato ter um projeto profissional claro e consistente para os próximos anos.

Maria Cristina Matos, que  já fez um Manual sobre currículos para a área de Administração, disponibilizado no material didático dos alunos, lembra que as diferentes áreas do conhecimento requerem currículos diferenciados. Em alguns casos é necessário ser sucinto e objetivo, já no setor de Saúde é importante detalhar trabalhos científicos e atividades.  O Manual para alunos da Faculdade de Administração e CIências Contábeis tem três modelos de currículos.

Os candidatos serão orientados também a como se comportar nas entrevistas, diante de questionamentos como:  “Onde você pretende estar daqui três ou cinco anos? Por que você quer trabalhar nesta empresa? Como pode contribuir com esta organização? O que você considera que esta empresa pode lhe proporcionar?

“Caso o candidato não tenha resposta assertiva para algum desses questionamentos, isso poderá eliminar suas possibilidades de continuar no processo seletivo. Logo, a prática vem demonstrando que o candidato que não tem definido seu projeto profissional tende a ser menos competitivo na busca de suas oportunidades profissionais”, destaca do Regulamento do NDC.

O Núcleo proporcionará estágios para os alunos do curso de Administração, Pedagogia e afins, com interesse em desenvolver competências para atuar na área de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas.

Cursos livres e coaching

Haverá cursos livres sobre formação de lideranças, desenvolvimento para trabalho em equipe, inteligência social, inteligência emocional, responsabilidade social e gestão de conflitos, entre outros.

O processo de coaching é direcionado para auxiliar as pessoas a descobrir e a desenvolver seu talento. Não se trata de treinamento para algum cargo, mas contribuir para o desenvolvimento de liderança. “O coaching não se estabelece em apenas um encontro ou sessão. São necessárias  no mínimo cinco reuniões. Por se tratar de atendimento a ser feito por profissional especializado, esse tipo de serviço  será cobrado por sessão, a preços diferenciados aos alunos da Unisanta.

 Para empresas

Em uma segunda etapa, o NDC poderá prestar os seguintes trabalhos de consultoria junto às empresas, além de disponibilizar Banco de Dados com currículos dos acadêmicos e coaching : processo de recrutamento e seleção, avaliação psicológica para processo de seleção, emissão de laudos psicológicos, avaliação de potencial (competência e habilidades para cargos futuros), levantamento de necessidade de treinamento, elaboração e implementação de programas de treinamento organizacional, descrição e análise de cargos, elaboração de plano de carreira e pesquisa de clima organizacional.