Os funcionários eleitos atuam na prevenção de acidentes de trabalho

Foram eleitos os integrantes que irão compor a nova Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Os novos representantes tomaram posse na manhã da última quinta-feira (18/10), às 10h30, nas dependências da instituição.

Em uma votação secreta, foram escolhidos quatro titulares e três suplentes, que irão representar o corpo de funcionários do Complexo Educacional Santa Cecília no período de um ano. O grupo que compõe a Comissão é formado por profissionais eleitos por empregados e profissionais indicados pela Alta Direção do Complexo, em mesmo número de pessoas.

De acordo com o técnico de Segurança do Trabalho, Emerson S. Santos, os eleitos irão, de forma voluntária, atuar na prevenção de acidentes, fazer pequenas inspeções, visitar setores e se possível, identificar alguns riscos. “Uma vez por mês, eles se reúnem para discutir os riscos encontrados nos ambientes de trabalho. Se são emergenciais, eles atuam na hora, se não, eles trazem o fato para a reunião, visando sugerir  as melhores medidas que irão eliminar, neutralizar ou reduzir o risco de acidentes aos colaboradores.

Todos os empregados podem se candidatar livremente, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis no ano.

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, identificando os riscos do processo de trabalho.