O Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos da Universidade Santa Cecília – NEPOMT/Unisanta promove a edição semestral do Fórum Portuário com o lançamento, em Santos, do livro “Itatinga: a Hidrelétrica e seu legado”, de autoria da Dra. Ana Luisa Howard de Castilho e editado pela Neotropica. O evento acontece no próximo dia 22 de novembro, a partir das 18h30, no Auditório do Bloco E da Unisanta, Rua Cesário Mota,8, no 4º andar.

Às 19h15, haverá um debate com a presença do coordenador do NEPOMT/Unisanta, Dr. Luiz Nunes, do diretor da Faculdade de Pedagogia da Universidade, Dr. Fábio Giordano, da escritora Ana Luisa Howard e de representante da CODESP.

Itatinga: a Hidrelétrica e seu legado – O livro é resultado de um ano de trabalho sobre a hidrelétrica, inaugurada em 1910, construída pela Companhia Docas de Santos para gerar energia para o Porto de Santos. A edição traz imagens e informações sobre economia, tecnologia, ambiente, política e sociedade, que permitem melhor compreensão sobre os aspectos históricos e culturais relacionados com esse empreendimento que influiu positivamente no desenvolvimento e modernização do porto, cidade e região de Santos.

Além de se tratar desse projeto de engenharia notável, que integrou responsabilidade social e pesquisa científica e tecnológica, os aspectos ambientais e arquitetônicos também são abordados, como a Vila Operária, onde havia moradia, espaços para o lazer, padaria, posto médico e transporte, como uma “company town” ,responsável por assegurar a permanência da maioria dos trabalhadores e de suas famílias na usina hidrelétrica por mais de 60 anos.

Itatinga é um caso raro no Brasil de preservação do patrimônio histórico e ambiental que comemora seu centenário com funcionamento ininterrupto, sendo ainda responsável por cerca de 80% da energia gerada para o Porto de Santos.

A Dra. Ana Luisa Howard de Castilho é arquiteta e urbanista, mestre e doutora pela FAU-USP, e possui diversos trabalhados relacionados ao patrimônio cultural e industrial do Estado de São Paulo. Foi consultora para o Plano de Desenvolvimento Sustentável para a Vila de Paranapiacaba, co-organizadora e co-autora do livro “Intervenções em centros urbanos – objetivos, estratégias e resultados”, autora do capítulo “Turismo em Paranapiacaba: revitalizando a economia e reabilitando a Vila” do livro “Gestão Ambiental e Sustentabilidade no turismo”, produtora executiva e coordenadora de pesquisa do documentário: “Porto de Santos: navegando pela história” e co-autora do livro “Porto de Santos e a história do Brasil”.

A Editora Neotropica desenvolve projetos destinados à difusão do conhecimento sobre os ecossistemas, a fauna e a flora nacionais. Publica guias de fauna e flora, formatados para o uso em campo, e produz e publica documentários interativos, por meio de sua divisão Neotropica Multimedia, que lançou, em 2010, o documentário “O Porto de Santos Navegando pela História”.

A programação completa do lançamento, em Santos, do livro “Itatinga: a hidrelétrica e seu legado”, no dia 22 de novembro (segunda-feira), é a seguinte:
18h30 – Wellcome Coffee, com venda do livro
19h15 – Palestra da Dra. Ana Luisa Howard de Castilho, com participação dos professores Dr. Fábio Giordano e Dr. Luiz Nunes e de representante da CODESP
20h30 – “Porto de Honra” com noite de autógrafos.
O evento acontece no Auditório do Bloco E, 4º. andar, entrada pela Rua Cesário Mota, n. 8, Boqueirão – Santos.
Maiores informações com o Prof. Luiz Nunes – Tel (13) 9748-8684