Nei Yoshihiro Soma, docente do ITA, fará palestra sobre “computador com consciência”, dia  14/3 (quinta-feira)

690

Entre outros temas, Soma abordará os algoritmos indecifráveis. A palestra é aberta ao público em geral. O palestrante tem doutorado em Applied and Computational Mathematics – University of Sheffield/ Inglaterra e estágio pós-doutoral na Universidade de Bologna/ Itália.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) receberá a palestra “Alan Turing e o computador com consciência”, ministrada pelo prof. Dr. Nei Yoshihiro Soma, docente do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na noite da próxima quinta-feira (14).

O evento acontecerá às 19 horas, no Consistório da instituição, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 277. Dentre os assuntos abordados estarão as descobertas de Alan Turing – matemático, lógico e cientista da computação, que influenciou no desenvolvimento da ciência da computação e na formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing.

Alan Turin desempenha um papel importante na criação do computador moderno – e algoritmos indecifráveis.

A palestra é voltada a alunos de graduação, pós-graduação, mestrados e para o público em geral, que tenha interesse no assunto. No dia 15 de março (sexta-feira), será a vez dos calouros da instituição assistirem a palestra ministrada pelo docente, às 8h, na sala 72, 7º andar do Bloco F – Rua Cesário Mota, 08.

Palestrante

Nei Yoshihiro Soma é graduado em Engenharia de Produção, possui mestrado em Análise de Sistemas Aplicações pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, doutorado em Applied and Computational Mathematics – University of Sheffield/ Inglaterra e estágio pós-doutoral na Universidade de Bologna/ Itália. Atuou como avaliador no INEP, SESu ambos na Engenharia de Produção e nos Comitês de Ciência da Computação e nas Engenharias III na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Foi Coordenador da Área de Engenharias III na CAPES. Conselheiro – titular (2008-2010) e suplente (2011-2014) no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC/ES), da CAPES. Atualmente é professor associado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Atua na área de Engenharia de Produção, com ênfases em Gestão de TI e na Pesquisa Operacional.