Santos coleta hoje 400 toneladas de recicláveis/mês pelo sistema municipal, ou 2% do resíduo que é gerado mensalmente, o que é pouco, segundo o Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Práticas Jurídicas da Unisanta, prof. Luciano Pereira de Souza

Alternativas sustentáveis para a destinação de resíduos sólidos e a capacidade de suporte do aterro sanitário serão debatidas nesta terça-feira (2/6), entre outros temas, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), durante o Seminário Resíduos Sólidos em Foco, a partir das 9h, no Auditório do Bloco E, Rua Cesário Mota, 8 – 4º andar. Na oportunidade, ambientalistas, biólogos, gestores públicos, especialistas e autoridades do Ibama, Cetesb, Agem, Ministério Público Estadual (Gaema), além de secretários municipais das nove cidades da região, debaterão questões que também envolvem recursos hídricos, políticas públicas, soluções para o adensamento urbano e formas de pensar no progresso limpo e sustentável.

O evento é realizado pelo Fórum da Cidadania, Instituto Pólis e Aliança Resíduo Zero Brasil. O objetivo é impulsionar a discussão conjunta para o encaminhamento de soluções compartilhadas de um sério problema ambiental na Baixada Santista.

De acordo com declaração do presidente da Cetesb, Otávio Okano, publicada em matéria do jornal Boqueirão News de março, o Aterro Sítio das Neves, na área continental de Santos, local que recebe o lixo de oito das nove cidades da região, tem apenas seis anos de vida útil.

“Em um curto período de tempo teremos que resolver essa crise de onde depositar esses resíduos sólidos. Se hoje temos um consumo exacerbado, também precisamos pensar que grande parte disso é depositado assim que as nossas embalagens chegam em casa. É um problema muito sério, que passa pelo poder público e pela cidadania, pois é necessário que cada um reduza o seu volume de lixo produzido. Tudo precisa ser discutido”, afirmou o coordenador do curso de Mestrado em Ecologia da Unisanta e um dos organizadores do seminário, Prof. Dr. Fábio Giordano, durante entrevista ao programa Enfoque, da Santa Cecília TV, nesta segunda (1º).

Para o coordenador do Núcleo de Pesquisas e Práticas Jurídicas da Unisanta, Prof. Luciano Pereira de Souza, o aumento da coleta de recicláveis seria uma das propostas mais imediatas que poderiam ser aplicadas. “Santos coleta hoje 400 toneladas de recicláveis/mês pelo sistema municipal, ou 2% do resíduo que é gerado mensalmente. Isso é pouco. Com o aumento da coleta, economizaríamos espaço e teríamos mais tempo para pensar no que fazer. Essa questão é complexa e também envolve aspectos jurídicos e contratações diretas de cooperativas. Num segundo momento, a compostagem e a biodigestão também seriam opções para o aproveitamento dos orgânicos e dar ao rejeito, aquilo que não serve para nada, a destinação ambientalmente adequada. O docente também foi um dos convidados do programa.

Programação – O Seminário Resíduos Sólidos em Foco começará às 9h, com presenças de autoridades da região, tendo como moderador o coordenador de cursos de Pós-Graduação da Unisanta, Prof. Élio Lopes dos Santos.

Das 9h30 às 12h30, será abordado o Painel I – Alternativas Sustentáveis para a Destinação de Resíduos. Participam Magdalena Donoso, coordenadora da Aliança Global para Alternativas à Incineração; Virgílio Alcides de Farias, advogado e ambientalista; e Elizabeth Grimberg, coordenadora de Resíduos Sólidos do Instituto Pólis e integrante da Aliança Resíduo Zero Brasil.

Das 14h30 às 17h30, acontecerá o Painel II – Panorama Regional da Destinação de Resíduos Sólidos nos Municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, com discussões e avaliações do cenário atual da Gestão dos Resíduos nos Municípios por seus respectivos secretários municipais de Meio Ambiente. A moderadora será Ingrid Furlan Oberg, ambientalista, bióloga e gestora pública.

As inscrições são gratuitas e abertas à participação de todas as pessoas interessadas, pelo telefone: 3221-2034 – das 14h30 às 21 horas ou pelo e-mail: contato@forumdacidadania.org.br – Informando os seguintes dados pessoais: Nome, RG, E-mail e Telefone.