Em visita à cidade de Santos, na manhã deste sábado (12), para entrega de unidades habitacionais, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, esteve também na Universidade Santa Cecília (Unisanta), onde foi recebido pela direção superior da Instituição, a reitora Sílvia Teixeira Penteado, a presidente Lúcia Teixeira, o pró-reitor Marcelo Teixeira, entre outras autoridades.

Durante o encontro, o ministro conversou sobre os investimentos na Região Metropolitana da Baixada Santista e enalteceu o trabalho realizado pela Unisanta na formação de profissionais altamente qualificados nas diversas áreas do conhecimento. Também elogiou a crescente produção de pesquisas científicas, na graduação e pós-graduação, voltadas ao desenvolvimento das cidades e da comunidade em seu entorno.

“É muito importante formar pessoas vinculadas ao perfil da cidade e da região, de forma que a mão de obra esteja qualificada para ocupar posições no mercado de trabalho e dar sequência ao crescimento e ao desenvolvimento de Santos, em setores que são as principais vocações da cidade”.

Nesse sentido, a formação deve ter um direcionamento, a exemplo do que faz, com excelência e reconhecimento nacional, a Universidade Santa Cecília, acrescentou.

Educação aliada ao Esporte – Outro ponto ressaltado por Kassab foi o compromisso da Unisanta de aliar, com êxito, o esporte e a educação, revelando inclusive talentos entre seus alunos-atletas, a exemplo de Ana Marcela, uma das representantes do Brasil na modalidade maratona aquática nas Olimpíadas Rio 2016.

Ana Marcela foi reconhecida pela Federação Internacional de Natação (FINA) como a melhor nadadora do mundo em águas abertas em 2015. Também foi eleita a atleta do ano do Prêmio Brasil Olímpico 2015 pelo COB.

“A Unisanta dá exemplo. É uma das instituições que mais investe no esporte, tanto é que está comparecendo às Olimpíadas com a sua representação, o que pode servir de referência e incentivo para que outras instituições adotem uma postura semelhante”, comentou Kassab.

Além de Ana, a Unisanta tem entre seus atletas, outra nadadora selecionada para as Olimpíadas em maratona aquática, Poliana Okimoto. Também estão confirmados para os jogos olímpicos os técnicos Márcio Latuf e Ricardo Cintra, o mesa-tenista Israel Stroh (Paralimpíadas) e o fisioterapeuta Marco Antônio Ferreira Alves (equipe técnica nas Paralimpíadas).

Aguardam confirmações oficiais e últimas seletivas, Matheus Santana; Nicholas dos Santos e Felipe Ribeiro (Natação); Lígia Santos (Tênis de Mesa); e Carlos Farrenberg (Natação/ Paralimpíadas).