Durante as partidas de Futsal dos 28° Jogos da Unisanta, uma figura bastante conhecida se destaca no quadro de árbitros: Michel Jean Bonnaud, que participa dos Jogos Unisanta há 10 anos. Bonnaud é reconhecido mundialmente pelo seu excelente trabalho realizado em disputas de Futsal mundo afora.
Eleito em 2009, pelo site italiano Futsal Planet – Prêmio Melhor Árbitro da categoria Mundo de Futsal da UMBRO Awards 2009 – Edição 10, por Futsalplanet.com , Bonnaud é também o primeiro e único brasileiro proclamado o melhor do mundo desde a existência do prêmio.
Formado em Educação Física, Michel começou sua carreira como goleiro na modalidade de Futsa. Logo depois tornou-se treinador e, em 2000, formou-se no curso de arbitragem. Ingressou no Quadro Paulista de Árbitros em 2000, Confederação Brasileira de Futsal em 2002 e na FIFA – Fédération Internationale de Football Association, em 2008. Como jogador, Michel levou alguns macetes para a arbitragem. “É importante conhecer a cabeça do atleta, dos jogadores, isso ajuda a fazer um bom desenvolvimento de trabalho”, explica.
Para o melhor do mundo, o jogo mais emocionante que apitou foi em julho de 2009, em Lisboa, Portugal. Foi na final dos Jogos da Lusofonia, onde jogaram Brasil e Portugal, sendo campeã a seleção Brasileira, por 2 a 1. Porém o melhor do mundo não esquece as raízes. “A primeira vez que apitei um jogo foi em 2000, nos Jogos da Unisanta. A partir deste ano comecei a apitar praticamente todas as partidas de futsal dos Jogos”, comenta Bonnaud.
Para quem pretende seguir a carreira, Michel dá um alerta aos futuros juízes. “É bastante trabalho, tem quatro finais de liga nacional seguidas, que é o campeonato mais importante no Brasil, tem que ter muita dedicação e não ter isso como profissão, porque, infelizmente, a carreira é curta”.