Marcio Latuf ministra Clínica de Águas Abertas na Bolívia

262

O head coach da Universidade Santa Cecília  (Unisanta), Marcio Latuf, comandou em Santa Cruz, na Bolívia, de 17 a 18 de dezembro, uma Clínica de técnicas e treinamentos na modalidade de águas abertas.

O encontro foi realizado no Condomínio Mar Adentro e foi direcionado aos atletas do Club Medley. O objetivo da atividade é estabelecer as bases para o desenvolvimento de natação em águas abertas, modalidade que praticamente não é conhecida em Santa Cruz pela disponibilidade limitada de cenários adequados para a prática desse esporte olímpico.

“Possibilitamos a clínica de natação com Marcio Latuf para promover a prática de águas abertas na Bolívia, considerando que a abertura do condomínio Mar Adentro oferece condições ideais para a prática dessa modalidade de natação’, afirmou a direção do Clube.

Latuf possui uma brilhante trajetória a frente da equipe brasileira de natação e águas abertas em várias competições,  desde Copas do Mundo, Campeonatos Sul-americanos e mundiais da categoria juvenil a sênior, Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos da Juventude.

Ele recebeu o prêmio como o melhor treinador da Federação Internacional de Natação (FINA), foi o bicampeão da Copa do Mundo de Águas Abertas de 2010 e 2012, Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, bronze na Copa do Mundo de 5 km no Canadá em 2009, Ouro no Campeonato Mundial de 25 km na China 2011, Campeão nos Jogos da Juventude na China 2014, Recorde Mundial Júnior de 2014, Jogos Olímpicos Rio 2016 e Prata nos Jogos Olímpicos da Juventude na Argentina 2019.

Durante muito tempo, ele foi técnico de Ana Marcela Cunha, campeã de 5 km, 10 km e 25 km de mar aberto na Copa do Mundo na Coréia do Sul e medalhista de ouro nos 10 km dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

No treinamento, ele falou  sobre questões como periodização, trabalho em altura, condicionamento físico, planos de treinamento para atletas em águas abertas, posição inicial, natação em pelotão, vácuo, curvas em boias, hidratação e alimentação, bem como as habilidades essenciais do atleta de águas abertas.

Além dos triatletas do Club Medley, compareceram também ao evento atletas de destaque em águas abertas do interior do País, especialmente a equipe de atletas da cidade de Sucre, que participou recentemente de vários testes internacionais da modalidade de águas abertas, representando a Bolívia.