A Semana Jurídica da Faculdade de Direito Unisanta termina nesta sexta-feira, às 9 horas, com homenagens a ex-alunos da Faculdade de Direito com sucesso na profissão

Toda a população e inclusive gerações futuras são prejudicadas por crimes contra o patrimônio público, como os da Operação Lava a Jato, fraudes em merenda escolar e todo tipo desvios de verbas ou materiais do governo, assim como a lavagem de dinheiro. O comentário foi feito pela promotora de Justiça do Estado de São Paulo, Mylene Comploier, em palestra realizada nesta quinta-feira, em prosseguimento à Semana Jurídica da Universidade Santa Cecília (Unisanta).
Mylene deu uma aula sobre o tema. Explicou que os criminosos desse tipo de crime têm uma expectativa errônea de que dificilmente serão punidos, e mesmo que isso ocorra vale a pena, ganharão muito dinheiro, com possibilidade de penas de detenção em regime aberto.
A situação mudou graças a medidas como “a possibilidade de arresto e sequestro de bens, além da cooperação jurídica internacional, que prevê congelamento patrimonial lá fora”. (Arresto é a apreensão de quaisquer bens de um devedor necessários à garantia de dívida líquida e certa; o sequestro é a apreensão judicial de um determinado bem, objeto de uma lide, que é uma disputa judicial por um direito.)

A estratégia das investigações em casos de crimes desse tipo tem sido “seguir o dinheiro”, como ocorreu com Al Capone, o famoso gangster de Chicago, Estados Unidos, que só foi preso em 1920 quando o governo conseguiu rastrear seu patrimônio e a sonegação fiscal.
Encerrando a Semana Jurídica da Unisanta, nesta sexta-feira (14/8), às 9h, será realizada palestra sobre a Trajetória de sucesso de ex-alunos da Faculdade de Direito da Unisanta na carreira jurídica. Rua Cesário Mota, 8 – 4º andar. Aberta ao público.