Os pesquisadores do Ecotox, em parceria com outros laboratórios da Instituição, tem produzido estudos de repercussão nacional e internacional

As principais pesquisas  realizadas no Laboratório de Ecotoxicologia Professor Caetano Belliboni (Lecotox), da Universidade Santa Cecília (Unisanta), estão no ar em novo site, o  http://ecotox.unisanta.br/

Entre elas, o trabalho científico realizado por docentes do mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e pesquisadores da Unifesp, que identificou, na baía de Santos, altas concentrações de produtos farmacêuticos, além de cocaína e da benzoilecgonina (substância excretada pela urina humana após metabolização da cocaína pelo fígado).

O estudo contou com a participação de pesquisadores dos Laboratórios de Ecotoxicologia e de Pesquisa em Produtos Naturais da Unisanta, além de pesquisadores dos Departamentos de Ciências do Mar e de Biociências da Unifesp. O trabalho relata, de forma inédita, dados preocupantes sobre esses contaminantes emergentes na água do mar da região,

O artigo foi publicado na revista internacional Science of the Total Environment, veículo de prestígio da comunidade científica mundial.

• Certificado de qualidade
  • Há 26 anos, o Laboratório de Ecotoxicologia realiza importantes estudos ecotoxicológicos e ambientais com uma equipe altamente capacitada, formada por mestres e doutores reconhecidos na área. Durante esses anos, também foram realizados 2150 ensaios de toxicidade atendendo a demandas de diversas empresas, tanto do Polo Petroquímico de Cubatão e do interior do Estado de São Paulo, como de outras regiões do país.
  • O Lecotox representa referência, participando de diversos projetos, tanto individuais, como em colaboração com diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, como: Unifesp, Unesp, USP, UFSCar, UFSC, FURG e Universidades de Murcia, Granada, Alicante e de Cádiz – Espanha; Universidades do Algarve, Nova de Lisboa, Aveiro e Coimbra – Portugal.
  • Fundado em 5 de junho de 1991, o Laboratório Ecotox foi o primeiro no país a obter o Certificado de Qualidade Internacional ISO 9002, para a realização de ensaios de toxicidade em efluentes líquidos e amostras ambientais. Desde 2006, o Lecotox está acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO de acordo com os requisitos estabelecidos na norma da ABNT (NBR ISO/IEC 17025). Essa acreditação junto ao INMETRO refere-se à excelência na realização das atividades de prestação de serviços.