Na última segunda-feira, 7/9, o Jornal A Tribuna destacou em uma página inteira, na editoria de Cidades, A-3, o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) NPH), coordenado pela professora engenheira Alexandra Sampaio, com a participação do biólogo e pesquisador Renan Braga Ribeiro.

Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Guarujá poderão ter acesso ao sistema de monitoramente da qualidade da água do complexo de rios que deságuam no Estuário de Santos, em seis meses. Trata-se da segunda etapa de implantação do Sistema Operacional de Modelagem Numérica e Base de Dados do Estuário de Santos realizado pelo NPH.

“Traduzimos fenômenos da natureza, dinâmica da água, transporte de sedimentos, qualidade da água, dispersão de qualquer elemento de ambiente aquático, como derramamento de óleo e de esgoto não tratados nos rios que se comunicam com o Estuário”, explica a coordenadora do NPH.

Outro estudo destacado é refere-se aos efeitos de uma ressaca ocorrida recentemente na Ponta da Praia. Um site vai reunir todas as informações dos estudos sobre previsão do nível do mar e das ondas, entre outras informações. A ideia é orientar pescadores, banhistas e o público em geral e “até quem deixa canoas havaianas na Ponta da Praia”, citou Renan Braga Ribeiro.

Leia mais: