Maria Luiza Penelupi Lopes e Vinícius Lino Wong, Rainha e Rei dos XIX Jogos da Unisanta.Termina, no próximo dia 24 de abril, o prazo para as inscrições dos candidatos a Rei e Rainha dos XXX Jogos da Unisanta, bem como para a entrega das relações nominais dos atletas que participarão da competição. As representações estudantis deverão efetuar essas inscrições de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13h30 às 18 horas, junto ao Departamento de Esportes da Unisanta (DEFE), Rua Oswaldo Cruz, 277.

As relações nominais deverão conter o número limite de inscrições de atletas por cada modalidade esportiva, não sendo permitida a substituição de atletas após o dia 24 de abril, podendo incluir, impreterivelmente, até o dia 6 de maio, sendo requisito fundamental as assinaturas do Diretor do Curso e do representante estudantil. Os modelos das fichas de inscrições estão no site jogos.unisanta.br/inscricao

Rei e Rainha dos Jogos – De acordo com o Regulamento, as Faculdades são obrigadas a participar do Concurso para o Rei e Rainha dos Jogos mediante apresentação de documento que comprove a matrícula e frequência dos candidatos na Faculdade que irão representar. Os candidatos participarão de ensaios nos dias 29 de abril e 6 de maio, às 12 horas, no Ginásio Poliesportivo. A escolha do Rei e Rainha dos Jogos da Unisanta será realizada durante a solenidade de abertura da competição, no dia 6 de maio, às 19 horas. Os candidatos desfilarão em traje esportivo, com uniforme de uma das modalidades, e também em traje de praia (maiô/sunga). Os jurados levarão em consideração: beleza, traços físicos, desenvoltura ao desfilar, improvisação, criatividade, simpatia, postura, elegância de gestos e proporcionalidade de medidas.

Serão premiados pelo Comitê Organizador dos Jogos os três candidatos, no feminino e masculino, que obtiverem maior número de pontos do corpo de jurados. Os escolhidos para Rei e Rainha ganharão R$ 500,00, as faixas e medalhas correspondentes; para os segundos colocados, o valor de R$300,00 e os terceiros lugares, R$ 200,00, além de brindes e prêmios dos apoiadores do evento Também será eleita, entre as próprias candidatas, a “Miss Simpatia” do concurso.

Em 2012, levaram o título de mais belos da competição, Maria Luiza Penelupi Lopes, aluna de Educação Física da Unimes e Vinícius Lino Wong, estudante de Direito da Unisantos.

XXX Jogos da Unisanta – A solenidade de abertura está marcada para o dia 6 de maio, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo da Unisanta, com o desfile das delegações compostas por cinco alunos uniformizados, que serão representantes de seus Cursos. Haverá ainda a execução do Hino Nacional, o juramento do atleta, saudação de abertura dos Jogos e o Concurso de Rei e Rainha da competição.

Os representantes estudantis deverão retirar gratuitamente os convites para a abertura dos Jogos da Unisanta, em troca de alimentos não perecíveis, no Departamento de Esportes da Unisanta. Além da competição esportiva, as Faculdades também participarão do Troféu Solidariedade, entregue à atlética que mais arrecadar alimentos durante o período dos jogos. Denominada Solidariedade Universitária, a campanha desenvolvida simultaneamente à disputa expressa o engajamento social de alunos universitários de toda a Baixada Santista.

Em 2012, cerca de 1 tonelada de alimentos arrecadados durante os XIX Jogos da Unisanta foram doados para sete entidades beneficentes da Baixada Santista. Entre as entidades beneficiadas estavam: Lar Espírita Mensageiros da Luz, Associação Maria Imaculada, Residencial Santa Terezinha, Centro Espírita Ismênia de Jesus, Associação Prato de Sopa – Monsenhor Moreira, Sociedade São Vicente de Paulo e Centro Espírita de Caridade Dr. Luís Monteiro de Barros.

A Associação Atlética Nicolau Teixeira, representante dos alunos de Engenharia Unisanta, foi a grande vencedora do Troféu Solidariedade, arrecadando cerca de 250 kg. As cinco Faculdades que mais doaram mantimentos foram: Engenharia Unisanta; Fefesp Unisanta; Medicina Santos; Odontologia Unisanta e Fisioterapia Unisanta. Entre as cinco que mais arrecadaram, quatro representam alunos dos cursos da Unisanta e uma da Fundação Lusíada.

A maior e mais tradicional competição universitária do Estado de São Paulo será realizada de 6 a 24 de maio. Serão disputadas 23 modalidades. No masculino, Futevôlei, Futebol Society, Futsal, Tênis de Mesa, Handebol, Voleibol, Natação, Basquetebol, Caratê, Judô, Xadrez, Vôlei de Praia e Tamboréu. E no feminino, Futebol de Salão, Tênis de Mesa, Handebol, Voleibol, Natação, Basquetebol, Caratê, Judô, Xadrez e Vôlei de Praia.

Nesta edição, a competição bateu recorde de inscritos, com 237 equipes entre todas as modalidades esportivas, 10% a mais do que em 2012. São 168 equipes na categoria masculina e 69 na feminina, demonstrando o grande interesse na participação entre os Cursos Superiores da região, totalizando 33 faculdades que disputarão o título de Campeão Masculino e Feminino Universitário da Baixada Santista.