Alunos que estão entre o 4º e o penúltimo semestre de graduação presencial e EAD, podem se candidatar a bolsas integrais.
Estudar em uma das universidades mais antigas e prestigiadas do mundo é uma oportunidade única para estudantes desenvolverem habilidades essenciais para o mercado de trabalho. A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está com inscrições abertas, até 12 de outubro, para o Programa de Mobilidade Discente, que oferece bolsas de intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra, em Portugal.
A bolsa cobre 100% das taxas de matrícula e mensalidades, viabilizando que os alunos realizem um semestre de estudos no exterior, com possibilidade de prorrogação por até um ano.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar estudantes de graduação presencial e à distância da Unisanta com histórico acadêmico de excelência, além de promover a colaboração internacional entre as duas instituições.
Segundo o coordenador de Internacionalização da Unisanta, Prof. Dr. Daniel Siquieroli Vilas Boas, o intercâmbio permite aos alunos não só um amadurecimento acadêmico, mas também pessoal, ao tirá-los de sua zona de conforto e lançar seus horizontes para fora dos muros da sala de aula gerando, assim, novas perspectivas sobre a vida.
A divulgação dos resultados será feita no dia 13 de outubro. Os alunos selecionados deverão se inscrever na Universidade de Coimbra a partir desta data. O semestre letivo na instituição portuguesa está previsto para começar em 2 de fevereiro de 2026.
Quem pode se inscrever?
Podem se candidatar alunos matriculados entre o 4º e o penúltimo semestre de qualquer curso de graduação da Unisanta, incluindo EAD. É necessário ter excelente desempenho acadêmico, histórico escolar atualizado, envolvimento em atividades extracurriculares e condições financeiras para arcar com as despesas do intercâmbio, como passagens, hospedagem, alimentação, documentação, seguro de viagem e de vida, além do seguro estudantil, itens que não são cobertos pela bolsa.
Os estudantes também devem estar disponíveis para participar de um treinamento pré-intercâmbio, caso sejam convocados.
As inscrições são gratuitas e realizadas de forma on-line. Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição e enviar documentos como uma autobiografia de até 200 palavras, carta de recomendação de um professor ou coordenador, histórico escolar, declaração de condições financeiras para realizar o intercâmbio (emitida pelo responsável financeiro contendo RG e CPF do assinante), cópias do RG, CPF e passaporte e comprovantes de atividades extracurriculares.
O edital completo está disponível aqui.
Processo Seletivo
O processo seletivo é dividido em duas fases. Na primeira, será feita a análise dos documentos e do perfil acadêmico dos candidatos, considerando três critérios principais: desempenho acadêmico, avaliação docente e as atividades extracurriculares – participação em projetos, congressos, publicações e monitorias.
Os candidatos que obtiverem melhor pontuação nessa etapa serão convocados para a segunda fase, uma entrevista com o coordenador de internacionalização da Unisanta, que avaliará a maturidade, a motivação e o alinhamento do estudante com os objetivos do programa.
Convênio entre Unisanta e Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra, fundada em 1290, é uma das mais tradicionais e reconhecidas do mundo, com cerca de 25.000 alunos e uma infraestrutura que inclui três polos acadêmicos, oito faculdades, 18 museus, um jardim botânico e o Estádio Universitário de Coimbra. O convênio entre a Unisanta e a universidade portuguesa, em vigor desde 1999, já beneficiou diversos alunos, proporcionando uma experiência acadêmica única em um ambiente de excelência.