Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada da Unisanta utilizará a tecnologia disponível no local para a construção de aviões e drones. Trabalhos produzidos por alunos, ligados a Startups, também estão sendo produzidos no espaço  e os cursos  para a comunidade começarão em janeiro.

Os responsáveis pelo InovFabLab, laboratório de inovação tecnológica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) inaugurado na manhã desta terça-feira (6 /11), iniciaram os workshops com pesquisadores, professores e alunos da Universidade, visando prepará-los para utilizar os equipamentos. É necessário se inscrever previamente pelo endereço www.fabmanager.unisanta.br. Para empresas e a comunidade em geral, os cursos estão previstos para o começo de 2019.

Inspirado na tradição norte-americana, iniciada pelo MIT (Massachusetts Institute of Tecnology), o InovFabLab permite um ambiente único de produção de inovação em várias áreas do conhecimento. Um exemplo é que os primeiros cursos sobre os equipamentos do espaço foram feitos para representantes dos cursos de Engenharias de Produção, de Computação e Mecânica, Arquitetura, Psicologia, Arquitetura e Biologia da Unisanta.

Os cursos prosseguirão semanalmente ou diariamente, conforme a demanda, nos períodos da manhã e à tarde, explica o engenheiro Sérgio Schina, gerente responsável pelo InovFabLab, que é o fabmanager do InovFabLab, na terminologia do MIT. A equipe é formada ainda pela doutora Nelize Coelho, mentora, por mentores de cada área, pelo “guru” Gabriel Nakan e pela facilitadora Karen Peres.

Adesões de empresas

A multinacional Olin, da área de cloro/soda, estabelecida em Guarujá, foi uma das empresas que enviaram representante à inauguração, para iniciar os primeiros trâmites de parceria com a Unisanta, com o objetivo de adquirir o conhecimento necessário à tecnologia da indústria 4.0. Formado em 2014 em Engenharia Química pela Universidade  e atual gerente de manutenção dessa empresa, Daniel Torneiros falou sobre a importância do InovFabLab para a atualização dos engenheiros.

Ele explicou que não conhecia detalhes dos equipamentos como os do laboratório de inovação. Disse que as faculdades ensinam conceitos, fenômenos, a fazer simulações em softwares e experiências em laboratórios, mas não com uma tecnologia tão avançada. “Estamos dando um quarto passo hoje, para a indústria 4.0. Não basta saber conceitos, equações e os fenômenos, mas saber traduzi-los de maneira tecnológica, com automação”, disse.

Os recursos oferecidos pelo InovFabLab Unisanta, segundo Torneiros, “são preciosos para as empresas”. Isso, porque se elas capacitam seus funcionários e engenheiros para a indústria 4.0, não precisam terceirizar esse trabalho, o que permite uma economia de 50%”.

Um dos objetivos do InovFabLab, conforme a tradição iniciada pelo MIT, é não apenas oferecer essa tecnologia, mas formar um engenheiro com o perfil adequado para a nova cultura da Indústria 4.0, que exige um profissional com competência para liderar, inovar, empreender e gerar riquezas para o país, afirma o engenheiro José Roberto Cardoso, assessor acadêmico da Unisanta, professor licenciado da Poli USP.

Inauguração

O novo espaço integra a rede de laboratórios da Unisanta, onde os estudantes desenvolvem há décadas soluções para os desafios do mundo empresarial e as necessidades da comunidade. Cardoso se reportou a essas características da Unisanta, de protagonismo e pioneirismo em criar coisas novas.  Lembra quando a Universidade lançou seu primeiro curso de Engenharia noturno. E o InovFabLab vai ser mais um instrumento de ensino, em um ambiente adequado, para que o engenheiro saiba se comunicar e seja criativo.

A criação do InovFabLab é mais uma contribuição da Unisanta para o Parque Tecnológico de Santos, segundo seu presidente, o engenheiro Antonio Carlos Silva Gonçalves, que representou o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, no ato inaugural. “A Universidade já faz parte dos Conselhos Tecnológico e Administrativo do Parque, e o InovFabLab avança essa contribuição, com alta tecnologia”, disse o engenheiro.

O novo espaço “é uma maravilha tecnológica, que valoriza seu corpo docente e discente”, afirmou o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, Rui Evangelista dos Santos.

Para Marco Aurélio Rosas, Gerente Regional do Sebrae Baixada Santista, com a inauguração do InovFabLab “é nítido um ciclo muito completo de empreendedorismo, inovação e inovação na prática no Complexo Educacional Santa Cecília. Isso, desde o Colégio Santa Cecília, com o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, até a Universidade com as Startups”.

Rosas diz ainda que é empolgante ver um processo que nasceu no MIT, agora aqui na prática na Universidade Santa Cecília. “As grandes e pequenas empresas têm necessidade de usinar um equipamento ou uma peça. Antes de fazer essa usinagem, que é processo demorado, lento e caro, elas podem utilizar, por exemplo um espaço como esse, que disponibiliza uma impressora 3D para fazer a análise de teste. Isso economiza tempo, dinheiro e é puro planejamento, isso chama-se inovação na prática”.

Tributo a Milton Teixeira

Uma das impressoras em 3D foi utilizada para fabricar, a partir de uma foto, o busto de Milton Teixeira, um dos fundadores do Complexo Educacional Santa Cecília, pai da Reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, da Presidente Lúcia Maria Teixeira e do Pró-Reitor Administrativo Marcelo Teixeira. Os três lembraram o perfil empreendedor de Milton e a característica da Unisanta em se renovar continuamente, ao longo de seus 57 anos de existência.

A dra. Sílvia se referiu às aulas e aos laboratórios diferenciados do Complexo Educacional e ao talento de professores e alunos. Lembrou que a inauguração do InovFabLab estava coincidindo com a Semana Saturnino de Brito, patrono da Engenharia Sanitária, e se referiu às mentes talentosas que germinam na Cidade. O InovFabLab “há de se tornar uma real incubadora de empresas, um embrião de ideais, aulas diferenciadas”.

Para a dra. Lúcia Teixeira, não apenas os alunos do Colégio Santa Cecília, da graduação, da colaboração e do mestrado serão beneficiados. Mencionou o conhecimento científico, tecnológico e cultural enorme que  será gerado e que estará ligado em diversas iniciativas em diversos laboratórios. “É um espaço da criação, da imaginação que nós estamos recebendo agora. Os limites para o conhecimento humano não existem, juntos estaremos gerando um mundo melhor e mentes mais criativas, mais humanas, mais solidárias”.

Neste momento de crise e dificuldades no País, a Unisanta dá um exemplo de otimismo e espírito empreendedor, segundo afirmou o dr. Marcelo Teixeira. “Independente de crenças e siglas, é preciso acreditar no Brasil, mostrar confiança, empreender, oferecer condições para os alunos ingressarem no mercado com diferenciais”, disse o pró-reitor.

Primeiros projetos

Trabalhos produzidos por alunos da Universidade Santa Cecília já estão sendo produzidos com a utilização de equipamentos de ponta do InovFabLab Unisanta. Entre os projetos estão os classificados entre os melhores da Baixada Santista no Startup SP – Sebrae, programa de desenvolvimento de startups digitais. O Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada da Unisanta também usufruirá da tecnologia disponível no local para a construção de aviões e drones.

O programa Startup SP – Sebrae buscou startups inovadoras, com alto potencial de crescimento, que utilizam softwares ou serviços de tecnologia da informação como ponto central do seu modelo de negócio. Dois projetos da Unisanta foram classificados para o programa.

Estavam ainda presentes à inauguração: o dr. Adilson dos Santos Júnior, presidente da Câmara de Santos; o Gerente Regional do Sebrae da Baixada Santista, Marco Aurélio Rosas; a Consultora de Negócios do Sebrae, Patrícia Ovalle; o diretor do Senai Santos, Getúlio Rocha Júnior; o sr. Norberto Arantes, representando o Settaport, além de diretores de ensino, representantes de sindicatos, entidades culturais, de ensino e de empresas.·.

Alguns dos equipamentos

5 impressoras 3D – São utilizadas para imprimir, em terceira dimensão, imagens modeladas em software CAD/CAM (Computer Aided Design / Computer Aided Manufacturing).

1 fresadora CNC – Utilizada principalmente para criação de peças mecânicas de forma automatizada. Com este equipamento, o aluno será capaz de usinar peças com materiais de alta resistência mecânica, nylon, ferro, aço etc.

1 micro retífica

1 Scanner 3D

O scanner 3D é capaz de escanear imagens em três dimensões, possibilitando obter imagens reais e, com o poder da capacidade computacional disponível, gerar inúmeras possibilidades de projetos.