O trabalho visou apresentar as técnicas de coleta e identificação aos discentes do Curso Técnico Integrado em Informática e despertar neles o interesse na pesquisa relacionada ao meio ambiente.

O trabalho “Desenvolvimento de Técnicas de Coleta e Identificação de Briófitas para discentes do IFSP – Campus Cubatão” foi apresentado dos pesquisadores do Herbário Unisanta na última terça-feira (7), no 8º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (CONICT) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em Cubatão, SP. O evento teve início na última segunda-feira (6) e se estenderá até esta quinta-feira (9).

O projeto foi desenvolvido em parceria do grupo do Herbário Unisanta e alunos do Curso Técnico Integrado em Informática, com a profª. Sueli Torres. O trabalho é de autoria de três representantes do Herbário Unisanta: Marcela Dravanetti de Vita, Zélia Rodrigues de Mello (coordenadora) e Letícia do Nascimento Muniz, com Sueli M. P. S. Torres, professora do Campus Cubatão do IFSP.

O objetivo era apresentar as técnicas de coleta e identificação aos discentes do Curso Técnico Integrado em Informática e despertar neles o interesse na pesquisa relacionada ao meio ambiente. O projeto foi apresentado oralmente no Congresso. A participação com comunicação oral foi somente para os melhores trabalhos (notas maiores). Os outros projetos apresentaram em forma de painel.

“Foi uma experiência tão positiva que já estamos projetando um segundo trabalho em parceria também com o CEPEMA – USP Cubatão. O projeto será sobre briófitas bioindicadoras de poluição atmosférica e intitulado ‘Moss bag’. Estamos na fase de elaboração do projeto”, explica Zélia Rodrigues de Mello, curadora do Herbário da Unisanta, Seção de criptógamas.

A identificação das amostras coletadas baseou-se na observação de características morfológicas do gametófito e esporófito (quando presente), com o auxílio de estereomicroscópio e microscópio de luz, no laboratório do Herbário Unisanta, onde os alunos puderam ter conhecimento do processo de herborização e identificação das briófitas coletadas.

O trabalho concluiu que as famílias de briófitas encontradas no Campus de Cubatão do IFSP são generalistas, colonizadoras primárias e oportunistas, que possuem características que tornam possível a ocupação neste ambiente antropizado.