O Herbário da Universidade Santa Cecília (Unisanta) será integrado ao seleto grupo de Herbários Virtuais do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. Uma placa do Ministério da Ciência e Tecnologia foi entregue à curadora, Zélia Rodrigues de Mello, e, em breve, a participação será oficializada.

A participação do Herbário da Unisanta neste grupo surgiu a partir de um convite especial feito por Ana Odete Santos Vieira, do Comitê Gestor do Herbário Virtual da Flora e dos Fungos e responsável pela rede de Herbários do Brasil inteiro.

Em 2009, o Herbário do Santa já tinha sido destaque no site do INCT, quando, na ocasião, foi exibida uma reportagem da Santa Cecília TV. Confira a matéria no link: http://inct.florabrasil.net/herbario-unisanta/

O que é Herbário? – O Herbário é um conjunto de plantas preservadas, organizadas segundo um sistema determinado, que servem como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo. Todo o trabalho científico que, de alguma forma envolva plantas, precisa ter um material comprobatório depositado em um herbário. Na Unisanta, o local é utilizado para pesquisas botânicas das Faculdades de Biologia e Farmácia e também da Pós-Graduação e Mestrado em Ecologia.