Professores e alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) prestaram homenagem póstuma à dra. Sônia Gusman, profissional que empresta seu nome à Associação Atlética do curso de Fisioterapia da Universidade. A Dra. Gusman, que faleceu em sua residência em São Paulo, dia 7/5, foi a primeira presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. Foi a associada número 1 da entidade e uma das principais articuladoras do reconhecimento nacional da profissão do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
Em sinal de luto, os candidatos a rei e rainha dos 29ºs Jogos Unisanta desfilaram com uma tarja, na noite de segunda-feira, no Ginásio Poliesportivo da Unisanta. Nas arquibancadas, levaram cartazes em homenagem à professora, que chegou a dar algumas aulas de pós-graduação na universidade, como convidada.
Formada pela USP em 1967, Sônia Gusman foi a responsável pelo aprimoramento dos fisioterapeutas brasileiros no Método Neuroevolutivo Bobath, que trata de crianças portadoras de lesões neurológicas. Foi a primeira a se certificar em Londres como instrutora sênior do método, para a América Latina.
“A Dra. Sônia Gusman formou e inspirou gerações de profissionais. Ela ajudou, com os seus ensinamentos e trabalho, a melhorar a qualidade de vida de muitos brasileiros portadores de lesões neurológicas, e deu esperança às suas famílias”, afirmou o diretor do curso de Fisioterapia da Unisanta, Ivan Cheida Faria. “À ela, nossa eterna gratidão e respeito!”,
A dra. Gusman foi também uma das articuladoras da Associação Brasileira de Fisioterapia em Neurologia para o Desenvolvimento e Divulgação dos Conceitos Neurofuncionais (ABRADIMENE). Foi a primeira representante do Brasil na Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), tendo ocupado vários cargos, sendo um dos destaques políticos internacionais na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional, informa o site do COFITTO.
Ela foi sepultada no Cemitério Gethsemani, em São Paulo.