Professores e alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta)  prestaram homenagem póstuma à dra. Sônia Gusman, profissional que empresta seu nome  à Associação Atlética do curso de Fisioterapia da Universidade.  A Dra. Gusman, que faleceu em sua residência em São Paulo, dia 7/5,  foi a primeira presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. Foi  a associada número 1 da entidade e  uma das principais articuladoras do reconhecimento nacional da profissão do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

Em sinal de luto, os candidatos a rei e rainha dos 29ºs Jogos Unisanta desfilaram com uma tarja, na noite de segunda-feira, no Ginásio Poliesportivo da Unisanta. Nas arquibancadas, levaram cartazes em homenagem à professora, que chegou a dar algumas aulas de pós-graduação na universidade, como convidada.

Formada pela USP em 1967,  Sônia Gusman foi a responsável pelo aprimoramento dos fisioterapeutas brasileiros no Método Neuroevolutivo Bobath, que trata de  crianças portadoras de lesões neurológicas. Foi a primeira a se certificar em Londres como instrutora sênior do método, para a América Latina.

“A Dra. Sônia Gusman formou e inspirou gerações de profissionais. Ela ajudou, com os seus ensinamentos e trabalho, a melhorar a qualidade de vida de muitos brasileiros portadores de lesões neurológicas,  e deu esperança às suas famílias”, afirmou o diretor do curso de Fisioterapia da Unisanta, Ivan Cheida Faria.  “À ela, nossa eterna gratidão e respeito!”,

A dra. Gusman  foi também uma das articuladoras da Associação Brasileira de Fisioterapia em Neurologia para o Desenvolvimento e Divulgação dos Conceitos Neurofuncionais (ABRADIMENE). Foi a primeira representante do Brasil na Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), tendo ocupado vários cargos, sendo um dos destaques políticos internacionais na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional, informa o  site do COFITTO.

Ela foi sepultada no Cemitério Gethsemani, em São Paulo.