por Kelvyn Henrique

Cerca de 150 crianças que integram projeto social da Fundação Settaport participaram do Festival de Futsal Feminino organizado por estudantes do 1º ano da Faculdade de Educação Física (Fesfesp) da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A atividade aconteceu neste sábado (29/9), das 8h às 12h, no Ginásio Poliesportivo da Unisanta.

A supervisão é do professor Douglas Verônico. A Fundação Settaport é ligada ao Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo.

O estudante do 1º ano, Bruno Alves, falou sobre a importância da competição. “O futebol feminino não tem muito estimulo e tem a questão do machismo envolvida, por isso é importante a realização deste tipo de evento, para as crianças não levarem esse preconceito adiante e não se sentirem deixadas de lado por serem garotas”, conta Alves.

“Tentamos contemplar todas as idades, a mais nova tem seis anos. Tivemos as categorias sub – 11 e sub – 13 e dois jogos das adultas. Uma das escolas participantes é da Fundação Settaport, que é um programa esportivo do terceiro setor, e com vários projetos de futsal em bairros carentes da Baixada Santista”, conta o professor Douglas Verônico.

Ele também falou sobre a falta de incentivo que o futsal feminino sofre.

“No Brasil, o futebol é visto como um esporte para homens e todos os cursos profissionalizantes de Educação Física que fazemos só falam do futebol masculino, então tive a iniciativa de criar o evento só para as meninas,  para desenvolver e mudar essa cultura”, explica Verônico.

“Isso faz parte da disciplina que leciono, de Pedagogia do Futsal, e por dar aula no 1º ano, optei por colocar os alunos para ter essa experiência e ter em mente,  que é preciso trabalhar também o futebol feminino”, afirma.

Outras atividades – Além do Festival, a Fefesp tem extensa programação social agendada neste mês de outubro. Confira:

06/10 – Festival de Atividades Lúdicas/ Catequeses de Santos

Horário: 7h30 às 11h10
Turma: 3º anos – diurno
Nº de participantes: 200 pessoas

24/10 – Encontro de Educação Física adaptada e inclusão FEFESP.
Local: UNISANTA
Turma: 3º anos – noturno