Mayara de Souza Sampaio, Nathamy Franco Catharino Lopes e Rafaella Martinez Vicentini, ex-alunas de jornalismo da Universidade Santa Cecília, formadas em 2014, foram escolhidas para apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso no XX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, promovido pela INTERCOM e UFU Uberlândia/MG, no dia 20/6, em Minas Gerais.

Elas concorrem na categoria “Revista-laboratório impressa”, com o trabalho Terceiro Ato, considerado um dos cinco mais relevantes da região sudeste, entre os inscritos no XX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudestete, promovido pela INTERCOM e UFU Uberlândia/MG.

A ideia nasceu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo, na Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Santa Cecília, sob orientação do Prof.Ms. Marcus Vinicius Batista.

A revista Terceiro Ato, produzida pelas alunas em formato artesanal, traça um panorama do teatro na região. Cada um dos textos que compõem a revista visa abordar nuances das artes cênicas produzidas na Cidade. Traz relatos e histórias de personagens que vivem e são manifestantes diretos e indiretos no prosseguimento do fazer teatral.

A publicação traz entrevistas pingue-pongue com diretores santistas, reportagens sobre os profissionais que formam o meio teatral, os festivais que a Cidade abriga e o papel das artes cênicas como um ato político e social, dentre outras pautas relacionadas.

Para as três, a Universidade teve um papel fundamental na hora da construção da revista. “A Instituição que sempre proporcionou recursos e profissionais gabaritados para desenvolvermos nossas habilidades e práticas jornalísticas, com o objetivo de promover o debate e intercâmbio de ideias. Desde o primeiro ano do curso fomos instigadas a buscar sempre o outro lado da reportagem, além de priorizar a entrevista ao vivo, longe da tecnologia atual onde tudo está ao alcance de uma tecla.”

As ex-alunas pretendem ir atrás de patrocinadores para conseguir arcar com as despesas da confecção de 100 exemplares da Terceiro Ato. Além de ter o objetivo de expandir os horizontes da revista, abordando o cenário teatral de toda a Baixada Santista em uma próxima edição.