O professor da Faculdade de Fisioterapia e Pós-Graduação em Gestão em Saúde da Unisanta, Everton Rodrigues, integrou a equipe agraciada do 5º Prêmio David Capistrano pela parceria firmada com o Instituto de Saúde, órgão do governo do Estado.

O grupo da Secretaria Municipal de Saúde que atua na Melhoria da Atenção Básica, setor que compreende as policlínicas, foi reconhecido na semana passada durante o 29º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado em Campos do Jordão.

Os  alunos que participaram do projeto aplicaram o questionário de Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade, proposto pelo Ministério da Saúde, nas equipes que atuam nas policlínicas. Os estudantes realizaram 75 oficinas voltadas aos servidores no período de outubro a dezembro de 2013.

Os resultados obtidos com os questionários nortearam diretrizes de políticas públicas que já começaram a sair do papel, como o PROSaúde (Programa de Reformas e Obras da Saúde), capacitação das equipes e a implantação de conselho gestor. No ano passado, Santos também recebeu a premiação, por conta do trabalho desenvolvido na Cidade durante a epidemia de dengue em 2013.

“O método escolhido para a avaliação permitiu a valorização do servidor, que pôde colaborar com as decisões do plano de ação”, afirma Everton Rodrigues, professor da Universidade Santa Cecília, assistente técnico de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde e coordenador do projeto.