A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) inaugurou, no último dia 24, a nova sede do Espaço Cultural UNISANTA, no térreo do Bloco M do Campus, entrada pela rua Lobo Viana. O local se destina a exposições de artistas consagrados e de trabalhos de alunos; palestras e encontros artísticos e culturais, do Complexo Educacional e da comunidade.

A inauguração contou com a mostra Dama de Ouro – Valetes em Copas, homenagem de dez ex-alunos do curso de Educação Artística da UNISANTA aos 50 anos de carreira da artista plástica Gilda Figueiredo, uma das professoras pioneiras do Curso.
Sob a curadoria de Gilson de Melo Barros, a Mostra marcou o lançamento do mais novo espaço cultural da cidade de Santos. Os dez artistas convidados se inspiraram na arte de Gilda para compor obras criadas especialmente para este evento.
Os expositores foram: Luiz Otavio Pinheiro (pintura), Hidefonso Torres (pintura), Izilda Nunes (escultura-instalação), Jadir Bataglia (escultura), Biga Appes (fotografia), Edson Mônaco (escultura), Terza Cabaz (gravura), Cid Maia (pintura), Eymard Ribeiro (pintura) e Emílio Camanho (at computer).
Gilda – Nascida em Pirassununga (SP), foi em Santos que Gilda plantou suas sementes artísticas. Graduada pela Fundação Armando Alvares Penteado, participante de diversas exposições individuais e coletivas, premiada em vários salões de âmbito nacional e internacional, Gilda conta hoje com inúmeras obras a enriquecer acervos culturais espalhados pelos quatro cantos do mundo: Estados Unidos, México, Franca, Itália, Suécia e Inglaterra.
Alguns momentos da artista: VI Salão Oficial da Associação Santista de Bela Artes – 1955 (medalha de bronze); IV Salão de Belas Artes de Santos – 1957 (menção honrosa); IV Anual de Artes Plástica – Fundação Armando Alvares Penteado – 1967 (1º prêmio); Associação Internacional de Artes Plásticas / UNESCO – 1977 (honra ao mérito); Salão Nacional de Artes Plásticas Genaro de Carvalho / Salvador BA – 1983 (menção honrosa); Mostra de Arte Contemporânea / Lisboa / Portugal – 1983 (medalha de ouro); First Brazilian Contemporary Art / Tampa / Estados Unidos – 1986 (medalha de ouro); Corner Gallery / Londres – 1986 (mostra individual) e Galeria “L Espace Laser” / Paris – 1989 (mostra Naif).

Curso – O Espaço Cultural UNISANTA é mais um recurso didatico de apoio ao aluno do Curso de Educação Artística da UNISANTA, que completou, em 2003, 30 anos de existência.
Criado pela necessidade de dar um melhor aperfeiçoamento teórico a todos aqueles que militavam em prol da arte ou já eram artistas, o Curso de Educação Artística da UNISANTA é o único da área que se consolidou na Baixada Santista. Sua filosofia é aprendendo a fazer e a ensinar arte.
O profissional diplomado no Curso de Educação Artística – habilitação em Artes Plásticas – está preparado não apenas para o exercício do magistério, mas também para produções artísticas específicas, como gravura, escultura, pintura, teatro e música.