A previsão é de os treinos da delegação italiana ocorram entre 20 de julho a 3 de agosto na Unisanta. Somente a imprensa credenciada terá acesso às imediações da piscina olímpica neste sábado (22/7), e apenas para fazer imagens.

Está tudo pronto para receber as delegações estrangeiras que realizarão treinos na Universidade Santa Cecília (Unisanta). Parte da equipe italiana chega à Universidade às 11 horas, para início dos treinos na piscina. Na segunda-feira (25/7), às 10h30, haverá uma entrevista coletiva à imprensa.

No início de 2015, a Itália confirmou a escolha da Universidade Santa Cecília para treinamento antes das Olimpíadas. Na oportunidade, foi informado que a delegação daquele País viria com cerca de 70 representantes. Entre os atletas, a equipe conta com o velocista Marco Orsi, que foi prata nos 50 metros livre no último Mundial de Piscina Curta.

Outro destaque é a nadadora Federica Pellegrini, atual recordista mundial e campeã olímpica em Pequim/2008 nos 200 metros livre. Fazem parte, também, Gregorio Paltrinieri, ouro nos 1.500 metros livre no último Mundial de Piscina Curta, e a maratonista Martina Grimaldi, ouro no Mundial de Águas Abertas, em 2010, e bronze na Olimpíada de Londres/2012, ambas na prova de 10 quilômetros.

A Itália terá quatro representantes no Triatlo, sendo dois atletas no masculino e duas no feminino. No masculino, Alessandro Fabian, de 28 anos, é 29º no ranking da WTS (World Triathlon Series) e conseguiu a 10ª colocação nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Davide Uccellari ocupa a 45ª posição no ranking da WTS. Com 21 anos, é o mais jovem entre os triatletas italianos classificados e vem de uma 29ª colocação nas Olímpiadas de Londres.

No feminino, Annamaria Mazzetti, de 27 anos conseguiu a 46ª colocação nas Olimpíadas de Londres e ocupa a 30ª posição no ranking da WTS. Charlotte Bonin, de 29 anos conseguiu a 44ª colocação nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 e é atual 44ª triatleta do ranking da WTS.

Em maio de 2015, a Universidade recebeu também a visita do representante daquele país, Stefano Rubaudo, que aprovou a infraestrutura da Universidade e a considerou ideal para o treinamento dos atletas europeus.

“Aqui há uma estrutura que se adapta às nossas exigências. É uma das poucas piscinas cobertas do Brasil. Além disso, a cidade fica perto do Rio de Janeiro, é tranquila e não tem a periculosidade de São Paulo, sem falar do clima, parecido com o do Rio. Por isso que é a situação ideal para treinarmos aqui”, destacou Rubaudo.

A adaptação também faz parte da estratégia de preparação italiana. “Vamos chegar aqui com cinco horas de fuso horário. Para cada hora de fuso horário é necessário um dia para adaptação. Os outros dias servirão para a parte final do polimento. Assim, queremos chegar ao Rio com o menor desgaste possível para a entrada na Vila Olímpica”, finalizou o dirigente.

Aclimatação – Em 29 de junho deste ano, a vice vice-cônsul da Itália, dra. Francesa Maria Orsini, visitou o Complexo Poliesportivo da Universidade. “Os atletas da Itália vão treinar e fazer a aclimatação aqui, pelo fato de Santos ter características parecidas com o Rio de Janeiro. Estamos otimistas e acreditamos que essas Olimpíadas serão muito boas para a Itália. Os treinamentos na Unisanta podem nos ajudar a ganhar”.
Orsini estava acompanhada do vice-cônsul honorário da Itália em Santos, Dr. Elber Justo. Eles foram recebidos pela reitora da Unisanta, Dra. Sílvia Teixeira Penteado.

“Agrada-nos muito a possibilidade de receber essas equipes em nossa casa. Além da competição esportiva, o aspecto humano e o intercâmbio entre as culturas contam muito. Esse é um dos grandes valores das Olimpíadas. É uma grande parceria e um feliz relacionamento para a cidade”, declarou a reitora da Universidade, Sílvia Teixeira Penteado, naquela ocasião.

Providências para a recepção – A Unisanta, por meio de sua Alta Direção e Departamentos de Natação e de Esportes, tomou todas as providências para bem recepcionar as equipes visitantes e frequentadores do Campus, conforme as regras internacionais do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Com esse objetivo, o Pró-Reitor Marcelo Teixeira reuniu-se nesta sexta-feira (22/7) pela manhã com o tenente-coronel Alexandre de Almeida Costa, comandante do 6º BPMI de Santos, com o Delegado de Polícia Fábio Guerra, que representou o Delegado Seccional Manuel Gatto Neto, e com o Inspetor-Chefe Pereira, representante do comandante da Guarda Civil de Santos, Sérgio del Bel. Estava presente a Presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira.

Sobre a estrutura
Conhecida como referência na premissa “educação aliada ao esporte”, a Unisanta é a única Universidade da Baixada Santista credenciada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para receber atletas visando a treinos aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O Complexo Aquático da Unisanta compreende uma piscina olímpica, a primeira no País aquecida e com teto retrátil, e outra de apoio, para aquecimento e hidroginástica, além das Clínicas de Fisioterapia e Odontologia, o Laboratório de Fisiologia do Exercício do Curso de Educação Física e a Academia de Musculação, com aparelhos de última geração.

A piscina olímpica e coberta da Unisanta possui profundidade e um sistema que reduz o efeito de marola, o que aumenta o rendimento do atleta e facilita a quebra de recordes.

Além da piscina de 50 metros rápida, há outros diferenciais, como as novas e modernas balizas, recomendadas pela Fina. Trata-se do mesmo modelo de bloco de natação utilizado nas competições internacionais e que será usado nas Olimpíadas 2016.

Delegações estrangeiras
Além da Itália (com atletas de Natação, Maratona Aquática e Triathlon), a Unisanta receberá mais três países no período de treinamento para os Jogos Olímpicos Rio 2016. As seleções do Japão (Maratona Aquática), Eslovênia (Natação) e Rússia (Natação e Maratona Aquática) utilizarão as instalações do Parque Aquático da Unisanta no período de aclimatação para os Jogos, em agosto.

“Muitos desses atletas que estão vindos e as equipes técnicas já conhecem a infraestrutura da Cidade e da Universidade porque participam das maratonas aquáticas internacionais. Embora elas sejam em mar aberto, os treinos são feitos na piscina da Unisanta”, explica o pró-reitor Administrativo, Marcelo Teixeira.

Unisanta nas Olimpíadas/Paralimpíadas – A Unisanta faz história ao enviar ao Rio de Janeiro uma equipe de 11 profissionais (entre atletas e comissão técnica), em quatro modalidades.
Participam os seguintes atletas, em Natação: Matheus Santana – rev. 4×100 m livre masculino, Tales Cerdeira – 200m peito e Gabi Roncatto – rev 4x200m livre feminino.

Na Maratona Aquática, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto. No ciclismo de pista, Gideone Monteiro, e, na Paralimpíadas, Israel Stroh (Tênis de Mesa) e Carlos Farrenberg (Natação);
Pela comissão técnica: Márcio Latuf e Ricardo Cintra (técnicos da natação e maratona aquática), além do fisioterapeuta e educador físico, o professor Marco Antônio Ferreira Alves (integrante da equipe técnica nas Paralimpíadas.