O trabalho duplamente premiado tem o título  “Desenvolvimento de uma Janela Inteligente Acionada Através de Sensores ou Dispositivo Celular”, de Matheus Pilon de Morais. Mais 4 trabalhos da Engenharia  Unisanta ficaram entre os dez melhores  na área.

O trabalho “Desenvolvimento de uma Janela Inteligente Acionada Através de Sensores ou Dispositivo Celular”, feito pelo estudante de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Matheus Pilon de Morais, foi premiado como o Melhor Trabalho Concluído do 17º CONIC-SEMESP. Também foi eleito o melhor na área de Engenharias e Tecnologias. O evento foi realizado nos dias 24 (sexta-feira) e 25 (sábado) de novembro, em São Paulo. Foram apresentados 2.099 projetos de alunos de instituições públicas e privadas.

O projeto de Matheus visa auxiliar pessoas que possuem alguma limitação da mobilidade. Foi desenvolvido um  protótipo para automatização da abertura e fechamento das janelas residenciais.

Metodologia: A automação contará com dois tipos de acionamento, um pelo aplicativo instalado no aparelho celular e outro pelo do painel de controle com um botão. Ambos possuem a mesma funcionalidade abrir e fechar a janela sem esforço físico. O aplicativo para utilização no celular foi desenvolvido na plataforma MIT APP Inventor, que é compatível com sistemas Android.

Resultados: No desenvolvimento do código do microcontrolador para executar as rotinas que conciliasse o aplicativo, o painel de controle e o sensor de chuva, surgiram diversos problemas, porém foram solucionados com o estudo e aperfeiçoamento da lógica de programação. Os testes realizados tanto com o aplicativo como com o painel de controle foram considerados satisfatórios, atendendo ao objetivo proposto.

Matheus concluiu que melhorias, como a adição de um módulo para programar a abertura e fechamento da janela com o horário estipulado, poderiam ser acrescentadas sem muitas alterações. Luis Fernando Pompeo Ferrara, Raquel Galhardo de Carvalho Lopes Araujo e Sabrina de Cassia Martinez foram os orientadores do trabalho.

Para a implementação da automação foi construído um protótipo de janela. Em sua base,  foram acoplados dois motores de passo 28BYJ-48 com driver de controle ULN2003. Também foi instalado sensor de chuva YL-83, um display LCD, para exibir o status da janela, um microcontrolador ATmega 328, que realiza o processamento das informações e um módulo Bluetooth RS232, utilizado para realizar a conexão com o celular.

Outros trabalhos – Outros quatro trabalhos da Unisanta ficaram entre os dez melhores. Foram eles:

Na categoria “Concluído”, “Auxílio aos Deficientes Visuais na Identificação de Cédulas Através de um Dispositivo Eletrônico”, de Gabriel Souza de Paula.

Na categoria “Em Andamento: “Estudo de Materiais Aplicados em uma Impressora 3D Open Source”, de Diego Farinas de Oliveira, “Análise das Curvas Características de um Motor de Combustão Interna”, de Renan Alves da Silva,  e Sistema de Circulação de Água Com Alimentação Fotovoltaica, de Thiago da Silva Pio

CONIC-SEMESP – Além do Prêmio Especial Melhor Trabalho “Concluído”, no valor de R$ 2.000,00 e o Congresso premiou os melhores trabalhos relacionados a Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, nas categorias “Concluído” (R$ 2.000,00) e “Em Andamento” (R$ 1.000,00).

Também concedeu o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental, no valor de R$ 1.500,00.

O Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) é promovido pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior. O CONIC, maior congresso de iniciação científica do Brasil, é um evento anual de incentivo à pesquisa nas instituições de ensino superior.