Por EC-EE/Unisanta

Estudantes de Engenharia de Computação participaram, na manhã da última quinta-feira (15/8), da primeira aula de um minicurso gratuito e exclusivo para alunos do curso sobre desenvolvimento e gestão de carreiras. A ideia, que nasceu de uma parceria entre a Faculdade de Engenharia de Computação e o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) da Unisanta, tem o intuito de apresentar e preparar os alunos para as diferentes fases de um processo seletivo.

No primeiro encontro, conduzido pelos professores Aurélio Moschin, Maria Cristina Pereira Matos e Tânia Cristina Guedes Pinto, o tema abordado pelos docentes do NDC/Unisanta foi a elaboração de currículos.

A professora Maria Cristina Pereira Matos, coordenadora do Núcleo, ressalta que estudantes de cursos com foco mais técnico acabam enfrentando mais dificuldades para elaborar currículos ou participarde entrevistas e dinâmicas de grupo.

“Na grande maioria das vezes, o currículo representa o primeiro contato que o aluno tem com o mercado de trabalho. O estudante normalmente começa pelo estágio, oportunidade que muitas vezes surge através de um currículo enviado para a empresa, e que representa o cartão de visitas do candidato. O currículo precisa ser atraente para a empresa, o que significa que é importante conscientizar o aluno de que é preciso investir tempo para elaborá-lo com cuidado, levando inclusive em consideração cada tipo de empresa”, explica a professora.

O professor Luís Fernando Pompeo Ferrara, coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da Universidade e organizador dos encontros, indica a importância da iniciativa: “notamos que muitos alunos estavam encontrando dificuldades para ingressar em um programa de estágio simplesmente por não saberem como elaborar corretamente um currículo ou até mesmo participar de entrevistas e dinâmicas de grupo, o que nos conduziu a esta parceria com o NDC/Unisanta para preencher esta lacuna”, destaca.

Também idealizadora do projeto, Sabrina de Cássia Martinez, professora dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da universidade, sugere que os estudantes às vezes se esquecem de que a participação em um processo seletivo também necessita de preparação: “Tvemos o intuito de despertar o aluno para essa nova etapa, preparando-os para os futuros recrutamentos”, conta ela.

A segunda aula, que terá como tema “Práticas de entrevistas de seleção”, ocorrerá nesta próxima quinta-feira (22/08).

NDC/Unisanta – Focado no mercado de trabalho, o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) foi criado em maio de 2012 e objetiva colaborar com alunos e formandos da Unisanta na busca por colocações no mercado de trabalho, oferecendo diversas orientações no intuito de qualificar os estudantes para que melhor se apresentem no mercado de trabalho e realizando ainda serviços de consultoria e assessoria em Recursos Humanos para empresas de diferentes segmentos.

O NDC/Unisanta é coordenado pela professora Maria Cristina Pereira Matos e conta com a participação dos professores Aurélio Moschin e Tânia Cristina Guedes Pinto.