Curso autorizado com nota máxima do MEC. Inscrições abertas pelo site: www.unisanta.br/vestibular. Aulas a partir de março.

De acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Governo Federal, o número de contratações de profissionais graduados em Enfermagem nos primeiros 6 meses de 2020 foi 50,73% maior do que no mesmo período de 2019. Na mesma linha, segundo estudo divulgado pelo site de empregos Catho em março de 2020, houve um aumento de 397% no número de vagas para enfermeiros em relação ao mesmo período de 2019.

Antenada com a crescente demanda, a Universidade Santa Cecília lança mais uma graduação na área de Saúde, a de Enfermagem. Para a coordenadora, Profa. Dra. Bruna Feichas Renó, o curso da Unisanta tem carga horária alta para a atuação no Sistema Único de Saúde – SUS, principal órgão assistencial no enfrentamento da pandemia. “As práticas em saúde terão uma nova reflexão e valorização por causa da pandemia. Essa demanda de indicadores de saúde que impactam a saúde coletiva é abordada em todas as disciplinas específicas, mesmo que indiretamente, pois compõe a rede de conhecimentos que fortalecem e subsidiam a assistência”.

Além de usufruir de ampla e moderna rede de laboratórios e clínicas já instaladas na Unisanta para as diferentes ramificações da área de Saúde, o curso de Enfermagem conta com laboratórios específicos e multidisciplinares, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, permitindo a abordagem dos diferentes aspectos celulares e moleculares das ciências da vida. Possuem recursos tecnológicos inovadores e insumos necessários para atender à demanda discente.

“Serão utilizados laboratórios para as práticas de anatomia humana, aspectos celulares e teciduais, patologia e parasitologia. Além disso, a utilização de laboratório de práticas de enfermagem para realização das práticas assistenciais com a organização cenários – estações práticas – para a simulação realística. Este laboratório conta com uma infraestrutura e equipamentos (simuladores) de nova geração, bem como espaços que simulam atendimento e práticas em ambientes hospitalares”, afirma Bruna.

Como já é característica da Unisanta, o curso também estabelece relações com convênios e a integração entre o ensino e o mundo do trabalho, levando em conta as competências previstas no perfil do egresso, sempre gerando insumos para atualização das práticas do estágio. Dada a natureza do curso, a carga horária do estágio deverá ser cumprida em situações reais de vida e de trabalho e, desta forma, ocorrerá na rede pública de saúde da Região Metropolitana da Baixada Santista – áreas de Atenção Básica, como Centros de Saúde e Estratégia Saúde da Família, Atenção Hospitalar, Hospitais Regionais e Unidades de Pronto Atendimento, assim como na ampla rede conveniada da Universidade.

Responsabilidade Social – Referência em projetos sociais, o conjunto de cursos da área de saúde, com suas clínicas que oferecem atendimento à comunidade, tem uma demanda clara para o trabalho interdisciplinar com o novo curso de Enfermagem. Neste contexto, a prática da responsabilidade social também será estimulada nesta graduação.

As atividades curriculares e de extensão, além de proporcionar aos alunos a vivência dos ensinamentos teóricos, estarão ligadas à solução ou redução de problemas existentes na comunidade, ao desenvolvimento de projetos na área para promoção da qualidade de vida e à expansão do acesso ao atendimento aos mais carentes. “Trabalhar a multidisciplinaridade e a curricularização da extensão é um dos principais pilares do curso para o desenvolvimento de habilidades importantes na formação do profissional enfermeiro”.

Campo de atuação – A área de atuação do enfermeiro agrupa as linhas de saúde coletiva, saúde da criança e do adolescente, saúde do homem, saúde da mulher, saúde do idoso, urgências e emergências, saúde mental e também na gestão dos serviços. Também poderá atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Todas essas ações podem ser realizadas na rede básica de serviços da saúde, em escolas e creches, em empresas, em hospitais gerais e especializados, em clínicas e ambulatórios, em órgãos de gestão, financiamento, auditoria, regulação e supervisão de saúde, no atendimento em domicílio, em casas de parto, em consultórios de enfermagem.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no link: https://www.unisanta.br/Graduacao/Enfermagem