Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Dow Brasil S.A. inaugura, dia 5/6, às 9 horas, a 1ª Etapa da Estação Manguezal do Programa Mangue Limpo, em parceria com a Universidade Santa Cecília (UNISANTA). O evento será realizado no Clube ADC da Dow Brasil, Av. Santos Dummont, 4444, Jardim Conceiçãozinha, Guarujá.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a UNISANTA renova o contrato com a Dow Brasil para o desenvolvimento do Projeto. O “Mangue Limpo” foi idealizado pelo Painel Consultivo Comunitário da empresa, que atua há doze anos, no município do Guarujá, com ações voltadas para as áreas da saúde, segurança e meio ambiente.

Pesquisa – O convênio científico-tecnológico existente entre a empresa e a Universidade prevê a continuidade do estudo da fauna e flora do manguezal. As novidades deste ano ficam por conta do replantio nas áreas degradadas ao longo do Rio Santo Amaro.

Haverá, ainda, a construção de um mini-museu em que a organização ficará a cargo dos alunos que fazem parte do projeto Mangue Limpo, do Curso de Ciências Biológicas da UNISANTA. A proposta é fazer exposições de organismos como peixes, moluscos e caranguejos taxidermizados, além de plantas através de exsicatas. Um viveiro de mudas de plantas de mangue e uma estação de larvicultura para visitação e desenvolvimento de projetos serão construídos ainda este ano.

Na UNISANTA, fazem parte do projeto os coordenadores do programa na Universidade, os professores do Curso de Ciências Biológicas, Orlando Couto Júnior e João Miragaia Schmiegelow, este último também coordenador do Curso. Além deles, atuam no Programa os universitários do 3º ano de Biologia Marinha: Marjorie Carvalho Novoa, Mariana Thomaz dos Santos, Carolina Pereira Simões e Gustavo Perrotti.

“Através do convênio científico-tecnológico, a UNISANTA disponibilizará um estudo detalhado da área de manguezal, com identificação da fauna e flora. Este estudo servirá de base para a futura construção de uma estação de visitação. O objetivo é proporcionar a educação ambiental no município”, afirma José Pereira, gerente de Segurança, saúde e Meio Ambiente da Dow Brasil – Unidade Guarujá.

Biodiversidade – Segundo o professor Orlando Couto Júnior, coordenador das pesquisas pela Universidade, as primeiras amostras coletadas no mangue indicam uma biodiversidade considerável de organismos marinhos. “Apesar de encontrarmos toda a espécie de lixo trazido pelo rio, a área não está totalmente degradada e é um refúgio de flora e fauna”, afirmou o biólogo.

____________________________________________

UNISANTA leva Educação Ambiental à comunidade do Monte Cabrão, dia 5/5

Ainda como parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, a UNISANTA participará como convidada das atividades comunitárias da Organização Não-Governamental Associação Alegria, Solidariedade e Cidadania, a serem realizadas neste domingo, das 9h às 14h, no Monte Cabrão, área Continental de Santos.

A equipe da Universidade apresentará um teatro de fantoches produzidos com material reciclado e que tem como tema a preservação dos manguezais.
Além disso, haverá oficina de reciclagem para a confecção de brinquedos e objetos decorativos com a utilização de garrafas pet, e ainda jogos de tabuleiro (ecojogos) com motivos ambientais.

Pela Universidade participam a bióloga Zélia Rodriguez de Mello e os alunos de Ciências Biológicas, Bruno de Almeida Lima e Janaina da Nóbrega Moraes.
Em julho, a atividade acontece na Vila Santa Casa, em Santos.