O trabalho final do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos será apresentado na sala F72, Bloco F da Unisanta

O mestrando Vitor Calça da Rocha no dia 28/6 (sexta), defenderá dissertação em que analisa a cobertura vegetal do Parque Estadual da Restinga em Bertioga. A apresentação faz parte do Mestrado em Ecologia do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

O trabalho “Análise espaço temporal da cobertura vegetal do Parque Estadual da Restinga de Bertioga por índices de vegetação” será apresentado para a banca avaliadora, composta por docentes da Unisanta e Unifesp, às 14 horas, na sala F72, 7º andar do Bloco F da instituição. Rua Cesário Mota, 08 – Boqueirão.

Banca avaliadora

Os docentes que farão parte da banca avaliadora de Vitor são o prof. dr. Bruno Lopes da Silva Ferrette e profa. dra. Mara Angelina Galvão Magenta, da Unisanta e prof. dr. Gilberto Pessanha Ribeiro, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

– Mara Angelina Galvão Magenta é professora titular na Universidade Santa Cecília, atuando na Graduação (Curso de Ciências Biológicas) e nos mestrados em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos e Mestrado Profissional em Auditoria Ambiental.

Possui experiência na área de botânica, trabalhando em estudos da vegetação, investigação de impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas.  É mestre e doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo – USP (1998 e 2006), com parte do doutorado desenvolvida no Royal Botanic Gardens (Kew), na Inglaterra.

– Bruno Lopes da Silva Ferrette  atua em Genética da Conservação, onde são trabalhadas técnicas modernas de sequenciamento de DNA e marcadores moleculares aplicados na resolução de diversos problemas de conservação, manejo e utilização de organismos marinhos, como a identificação molecular de espécies, delimitação de estoques diferenciados, delimitação de áreas de conservação, análise micro e macroevoluitvas e também identificação de fraudes comerciais no pescado e comércio ilegal de espécies ameaçadas de extinção.

Atualmente faz pós-doutorado Associado ao Laboratório de Genética Pesqueira e Conservação (GenPesC) do Instituto do Mar (IMar) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista e no Laboratório de Genética e Conservação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).

– Gilberto Pessanha Ribeiro é líder do Grupo de Pesquisa CNPq: “Análise espacial integrada de ambientes costeiros e oceânicos”. É docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Campus Baixada Santista) no Departamento de Ciências do Mar, na área de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica.

Coordenador de projetos de pesquisa financiados pela FAPERJ. Analista Especializado do Departamento de Geodésia da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1987 a 1992), é Credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação/Geomática da Faculdade de Engenharia da UERJ (2009 a 2013).

É doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2005), mestre em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/1989), especialista em Geologia do Quaternário pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2007)