Administração de Empresas ou Ciências Contábeis? Elaine Cristina de Souza fez os dois cursos na Unisanta e aconselha: se você puder, faça os dois, um complementa o outro e será ótimo para sua vida profissional.

“Aconselho sim. Apesar de na grade do Curso de Contábeis existir fundamentos de Administração, somente o curso de Administração proporciona uma visão aprofundada de gestão e estratégia empresarial. E o inverso também é verdadeiro, somente o curso de Contábeis proporciona e permite que determinadas funções sejam exercidas exclusivamente por um contador registrado no conselho de classe”. São palavras de Elaine Cristina de Souza, a respeito de uma indecisão comum entre os estudantes, na hora de escolher seu curso de graduação.

Ela também ficou algum tempo na dúvida sobre qual das duas faculdades cursar. Como havia feito o curso de Técnico em Contabilidade, optou por Administração porque, na época, ano de 2000, ainda não existia o curso de Contábeis na Universidade Santa Cecília (Unisanta).

“Alguns anos depois, o curso de Ciências Contábeis foi aberto na Unisanta e, então, resolvi cursar também. Terminei Administração em 2003 e Contábeis em 2015″.

Elaine Cristina nasceu em Santos e escolheu a Unisanta  “por ser referência em ensino na Baixada Santista. Nunca cogitei estudar em outra Universidade”, diz.

Homenagens

Ela fez parte da única turma de um curso de graduação na Baixada Santista a obter nota 5 no ENADE, o de Ciências Contábeis. Para Elaine Cristina, esse desempenho do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é reflexo da ótima qualidade do ensino oferecida pela Unisanta, associada à dedicação dos alunos.

“Acredito que, em qualquer curso de nível superior, dedicação e empenho são fundamentais para se tornar um bom profissional. Afinal, o mercado exige que sejamos profissionais preparados para encarar os desafios”.

A jovem fala de sua emoção na noite da homenagem aos alunos e professores de sua turma, em 13 de maio de 2017. Naquele dia, houve a entrega de certificados de honra ao mérito no Consistório da Universidade e colocação de placa comemorativa com os nomes de todos da classe, em um dos pilares do pátio do Bloco M.

“O sentimento é de gratidão pelo reconhecimento da Universidade em relação a esse grupo de alunos especiais que se dedicou para chegar a um elevado nível de excelência”, diz.

Atualmente, ela cursa na Unisanta o MBA em Controladoria e Planejamento Tributário, “por ser um curso que está inserido na minha área de trabalho. Atua profissionalmente em Controladoria de Indústria de Mineração”.

No mercado

“Estou no mercado desde que me formei em Administração, primeiro na área financeira (minha Habilitação em Administração é em Finanças). Posteriormente”, conta, migrei para área de Controladoria, especificamente na Contabilidade. Estou no meu atual emprego há 12 anos. É uma indústria inserida no ramo de mineração e beneficiamento, onde os desafios e as mudanças são constantes”.

Durante o curso de Administração, fez estágio em algumas empresas na Baixada Santista e, durante o curso de Contábeis, o estágio de um ano foi na empresa em que trabalha atualmente e foi efetivada

“Se eu decidir cursar mais uma Graduação (penso no Curso de Direito), a minha escolha ainda será a Unisanta. O MBA que estou cursando terminará em setembro. O mais importante é o preparo que a Instituição proporciona aos alunos, através da uma boa estrutura física e professores capacitados. Sempre me senti apta para encarar o mercado de trabalho, tendo essa base sólida de ensino que obtive na Unisanta”, acrescenta Elaine Cristina.

Entre os professores da Universidade, ela destaca o prof. dr. Marcelo Monteiro Perez, coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis.

“Na época em que cursava Administração, ele foi meu professor nas disciplinas específicas de Finanças e meu orientador no Trabalho de Conclusão de Curso. Sempre tive imensa admiração por sua carreira profissional e acadêmica. Para mim, ele é um exemplo a ser seguido em termos de dedicação aos estudos”.

“É importante crescer, na vida profissional, seja através do mercado de trabalho ou atuando como profissional liberal. “Independente da escolha, é essencial estudar sempre. O conhecimento é pré-requisito para que sejamos profissionais competitivos”.