Curso de Relações Internacionais da Unisanta realiza primeira edição do “R.I. Action”

56

Alunos arrecadaram alimentos, roupas, brinquedos e produtos de higiene para a ONG Casa Vó Benedita, que acolhe crianças em situação de risco da região

Entrega das doações no dia 12 de dezembro de 2025

O curso de Relações Internacionais da Universidade Santa Cecília – Unisanta, em conjunto com o Centro Acadêmico Verônica Scriptore (C.A.V.S), realizou a primeira edição do “R.I. Action”, um projeto que incentiva e promove ações humanitárias entre os alunos do curso e a comunidade.

Na oportunidade, os estudantes arrecadaram doações de diversos itens, como alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos e produtos de higiene, que foram entregues à ONG Casa Vó Benedita, instituição que acolhe crianças em situação de risco, abandono ou vítimas de maus-tratos na região, além de desenvolver projetos socioeducativos e culturais voltados à integração social.

De acordo com a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Unisanta, Profª Dr. ª Verônica Scriptore Freire e Almeida, dentro da formação de um profissional de Relações Internacionais, é de suma importância que se desenvolvam projetos humanitários.

“O objetivo do R.I Action é que, a cada semestre, a gente se direcione para uma ajuda humanitária, com uma ação específica. Neste primeiro projeto, teve como tema o Thanksgiving americano, os alunos desenvolveram cartazes, fizeram toda a divulgação na Universidade, realizaram as coletas e, todos os dias pela manhã, colocavam as caixas de doações e no fim guardavam no centro acadêmico. ”

“Isso deu para eles um senso de responsabilidade, de organização, de estrutura de um projeto. Nós arrecadamos bastante coisa, e já imaginamos eles fazendo isso depois, envolvendo questões maiores. Eles tinham que começar de algum lugar e eu acho que eles começaram muito bem”, ressaltou a coordenadora.

Para Pedro Motta, presidente do Centro Acadêmico e aluno do curso de Relações Internacionais da Unisanta, apesar da inspiração da iniciativa ter sido o feriado americano Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), o fato de a entrega ter sido perto do Natal tornou a experiência ainda mais especial. Além disso, destaca que a ação foi uma oportunidade para agregar mais valores e conhecimentos à sua trajetória profissional.

“É muito gratificante poder fazer o bem, principalmente perto de uma data com um significado tão importante como o Natal. Nós também temos uma matéria de Direitos Humanos no curso, porque uma das possibilidades na profissão é a carreira humanitária, então, organizar todo esse projeto trouxe uma bagagem muito importante”, finalizou o estudante.