Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão de Japonês da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). As aulas são ministradas por José Adelson de Souza e têm a duração de três anos.

No conteúdo programático, o aluno aprende gramática, conversação e cultura japonesa. O curso é dirigido a qualquer pessoa, que tenha mais de 12 anos de idade.

Segundo o professor, a maioria dos alunos do curso (que está em andamento desde 2002) não é descendente de japonês, mas vêm ao curso por causa da febre que surgiu de dois ou três anos pra cá com os mangás e desenhos japoneses. “Alguns querem aprender esta língua porque pretendem ir para o Japão, outros, porque querem aprender sobre a cultura oriental”.

Souza, que participou recentemente do Simpósio Internacional sobre o Ensino da Língua Japonesa no Brasil, realizado pela Aliança Cultural Brasil-Japão, representará a UNISANTA em janeiro na Fundação Japão, quando todos os professores de japonês, de 18 universidades, debaterão sobre como divulgar a língua japonesa no país.