Curso de Extensão mergulha no universo das redes sociais digitais

64

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está com inscrições abertas para quatro cursos de extensão neste segundo semestre, e um deles – na área de Comunicação – aborda o universo das mídias digitais. Trata-se do curso “Redes Sociais: Comunicação e Linguagens Midiáticas”, que será ministrado em quatro sábados, entre os dias 14 de setembro e 5 de outubro, das 8h às 17h, com previsão de duração de 32 horas.

O ministrante será o jornalista e professor Wagner de Alcântara Aragão, mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Alcântara Aragão é formado em Jornalismo e há 19 anos atua na área. Já trabalhou em jornal diário, agência de notícias, assessoria de imprensa e revista técnica segmentada. Atualmente, colabora com o Portal Imprensa e os sites Carta Maior, Brasil Debate e Revista Intertelas, além de manter um veículo de mídia independente, a Rede Macuco, e atuar como docente em disciplinas de Comunicação na rede estadual de ensino técnico do Paraná.

PÚBLICO

O curso tem como público-alvo estudantes e recém formados em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas); Comunicação Institucional; Comunicação Organizacional, e outros cursos afins. É voltado também a quem já atua na área e busca aperfeiçoamento. O curso também é bastante útil a estudantes e profissionais de outros campos de atuação, e que se deparam com demandas comunicacionais cotidianamente.

Um histórico da evolução dos meios de comunicação e sua função social; diferenças e semelhanças, linguagens e funcionalidades de meios de massa e novas tecnologias informacionais; ciberespaço e cibercultura; e os conceitos, o histórico, linguagens e funcionalidades especificamente das redes sociais digitais fazem parte do conteúdo a ser abordado. Uma metodologia que mescla referenciais teóricos, estudos de casos e atividades práticas forma o plano de curso.

“O objetivo é que os participantes conheçam e reflitam sobre os conceitos e teorias relativos às mídias digitais; identifiquem e compreendam as especificidades de linguagens das mais variadas redes sociais digitais, e,  assim,  tenham subsídios para planejar e desenvolver ações em comunicação que se utilizem dessas ferramentas. Não é curso para conseguir ‘likes’ e ‘compartilhamentos’ efêmeros. É um curso para nos auxiliar a efetivamente nos comunicarmos”, assinala Wagner de Alcântara Aragão.

Para realizar inscrições, acesse a página do curso no site da Unisanta.