Foi instalada, dia 20 de maio, em frente à capela da Universidade Santa Cecília, uma réplica da cruz da Jornada Mundial da Juventude – JMJ, que será realizada no Brasil, no período de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, e contará com a presença do Papa Francisco.

A cruz tem uma placa cravada em seu corpo, com os dizeres: “Esta é uma réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, que permanecerá nesta Diocese de Santos. Abençoada por Dom Jacyr Francisco Braido, Bispo Diocesano, no dia 26 de agosto de 2012, na Gincana da Juventude por ocasião da JMJ Rio de Janeiro 2013, com o tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (MT 28.19).

Na tarde da terça-feira (21), a professora Denise dos Santos Fernandes, coordenadora do Ensino Fundamental I (2os aos 5os anos), levou seus alunos para uma cerimônia em frente à capela, que contou também com a presença da diretora do Colégio Santa Cecília, professora Marilisa Grottone.

Sobre a Jornada – A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro. A Jornada , que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada dois ou três anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, com duração de aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países. As JMJs têm sua origem em grandes encontros com os jovens, celebrados pelo Papa João Paulo II, em Roma.

O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção, aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.