Credito Tadeu Nascimento

O IV Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, realizado pela Fundacentro, com apoio da Unisanta, será de 21 a 24/11

Reconhecimento de riscos nos ambientes de trabalho portuário e aquaviário – conhecer, prevenir e controlar será o tema central a ser debatido durante o IV Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário realizado na Universidade Santa Cecília (Unisanta), de 21 a 24 de novembro de 2016. O evento integra as comemorações dos 55 anos do Complexo Educacional Santa Cecília.

A programação foi idealizada para atender trabalhadores, membros de comissões de prevenção de acidentes, empregadores e tomadores de serviços, profissionais de SST, professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais.

A Fundacentro, organizadora do Congresso , junto aos seus parceiros, acredita, com a realização deste evento, promover o intercâmbio de experiências e informações técnico-científicas no âmbito da SST em uma área que abriga o maior porto da América Latina e também uma área com alto índice de acidentes e doenças do trabalho.

A escolha de Santos para sediar o Congresso foi baseada em duas situações: a primeira, por ter o maior porto da América Latina e a segunda, por possuir todas as atividades econômicas reunidas em um único polo.

Para o coordenador geral do Congresso, Josué Amador, o Porto de Santos não deve ser reconhecido somente como o maior porto da América Latina, mas também o melhor porto da América Latina no que se refere às condições de trabalho. Josué relembrou os grandes acidentes ampliados que ocorreram nos últimos anos, como na Ultracargo, que levou 9 dias para o combate do incêndio, posteriormente na Localfrio e em outro momento, o acidente ocorrido nos armazéns de açúcar, causando o derramamento do melaço no mar. “O porto de Santos tem que superar o título de maior, mas ser também o melhor. Melhor em tecnologia, capacitação profissional e principalmente na SST”, enfatizou.

Os temas que serão abordados durante a realização do Congresso terão como objetivo reforçar as parcerias já existentes entre trabalhadores, empregadores e governo e oferecer uma melhor atualização, especialmente à Policia Militar, ao Corpo de Bombeiros e instituições que poderão se beneficiar da temática e propor ações preventivas.
Informações e inscrições

O Congresso será realizado no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, Santos-SP.

Confira a programação completa.

Informações: Setor de Eventos da Fundacentro pelos telefones: (11) 3066.6323/3066.6368, ou e-mail: sev@fundacentro.gov.br

Fonte: http://www.fundacentro.gov.br/