Complexo Educacional Santa Cecília moderniza sistema de ar-condicionado

24

A partir do mês de julho, o Complexo Educacional Santa Cecília iniciará a substituição completa de seu sistema de ar-condicionado, que atualmente opera a gás, por novos equipamentos elétricos. A medida proporcionará maior eficiência, conforto e sustentabilidade em suas instalações.

Com a alteração, o Colégio e a Universidade Santa Cecília deixarão de consumir combustíveis fósseis no sistema de refrigeração e passarão a utilizar energia sustentável, adotando uma solução mais limpa e alinhada a práticas sustentáveis.

Com o novo projeto, será reduzida a emissão de 205 toneladas de CO² por ano, o que equivale à compensação proporcionada por 684 novas árvores por ano. Ao todo, serão instalados 12 milhões de BTUs, referentes a um sistema de ar-condicionado de alta capacidade. Também serão substituídas 56 condensadoras e 514 evaporadoras em salas de aula, laboratórios e demais espaços administrativos.

O término das obras está previsto para o final de janeiro de 2026. Simultaneamente, será realizada a modernização das cabines de energia da instituição para atender à nova demanda de consumo.

O uso da energia elétrica, principalmente quando proveniente de fontes renováveis, pode ajudar a diminuir a emissão de gases de efeito estufa, promovendo um impacto ambiental reduzido.

Certificado – A Unisanta recebeu recentemente o Certificado de Energia Renovável 2025, concedido pela Comerc Energia e validado pela Sinerconsult – Sinergia em Soluções, em reconhecimento ao uso de fontes limpas em seu consumo energético ao longo de 2024, conforme os procedimentos do GHG Protocol Corporate Standard, metodologia do World Resources Institute (WRI).

O Complexo Educacional Santa Cecília conta com a compreensão de alunos, colaboradores e comunidade ceciliana neste período de implantação do novo sistema de refrigeração.